A fluorose é um distúrbio que ocorre na formação do esmalte dos Dentes permanentes causado pela ingestão excessiva de flúor na infância. Quando nascem, os dentes com fluorose apresentam manchas brancas e opacas, assim como problemas de formação. Nas situações mais graves, a totalidade do esmalte fica com a aparência de giz ou se rompe, formando depressões, que adquirem uma coloração escura, havendo inclusive perdas localizadas da estrutura do esmalte.
Quais são as causas da fluorose?
A fluorose é associada ao consumo excessivo de flúor durante a formação da dentição permanente. Pesquisas indicam que crianças até os 06 anos de idade engolem até 80% do creme dental usado na escovação. O período de maior risco para o desenvolvimento do quadro de fluorose, em virtude da ingestão crônica de doses excessivas de flúor, situa-se na primeira infância, durante a calcificação dos dentes permanentes e vai até os quatro anos de idade.
O flúor já é consumido rotineiramente por toda a população por estar presente em diversos alimentos e no abastecimento de água de grande parte dos municípios brasileiros. O somatório da ingestão de flúor na água, nos alimentos e no creme dental fluoretado por parte das crianças aumenta o risco do surgimento da fluorose.
Estudos indicam que o uso de creme dental com alto teor de flúor antes dos dois anos de idade é responsável por 72% dos casos de fluorose. Por isso, muitos dentistas recomendam a utilização de creme dental com flúor apenas após os 4 anos de idade, ou se a criança apresenta alto risco de cárie.
Como evitar a fluorose?
Pesquisadores afirmam que o uso de um gel dental infantil sem flúor é fundamental para a prevenção da fluorose, pois evita a intoxicação crônica pela substância já que não há ingestão diária de flúor.A partir da erupção do 1º molar, que ocorre por volta dos seis ou sete anos de idade, a criança já pode utilizar cremes dentais convencionais, com teor de flúor igual ao de adulto, pois a erupção deste dente sinaliza que todos os dentes permanentes já estão completamente formados.
Mas então, como prevenir as cáries de bebês e crianças?
É muito importante que o creme dental usado seja sem flúor, mas que ainda assim, proteja contra as cáries. Uma das substâncias que tem ação anticariogênica é o xilitol. Estudos comprovam que o xilitol combate a bactéria os Streptococus mutans, principal bactéria causadora das cáries. A utilização de um creme ou gel dental com xilitol na concentração ideal irá proteger os dentinhos de bebês e crianças das cáries, deixando bem longe o risco da fluorose.Conheça o xilitol
O xilitol é uma substância natural não cariogênica que apresenta o mesmo poder adoçante do açúcar. É um componente encontrado naturalmente em várias frutas, como morango, uva, ameixa e em vários vegetais, como couve-flor, alface, cebola e cenoura.O xilitol possui uma ação direta sobre os agentes da cárie, principalmente o mais perigoso deles, a bactéria Streptococcus mutans. Em função da sua forma química, as bactérias não conseguem metabolizá-lo para formar ácidos e produzir as cáries. O xilitol contribui ainda para reduzir o acúmulo de placa bacteriana e estimular fluxo salivar.
Visita ao Dentista
A higiene bucal adequada não substitui a visita ao dentista. O acompanhamento de um odontopediatra desde pequeno é muito importante para a saúde bucal da criança, pois será analisado o seu grau de risco para o desenvolvimento de cáries, o que orientará a necessidade da aplicação de medidas preventivas mais específicas.
É importante a aplicação de flúor pelo próprio dentista periodicamente no consultório, sendo que a freqüência a ser usada, deve ser decidida em função das condições de risco de cada criança. Para avaliação do risco, o dentista dispõe de um conjunto de exames clínicos e laboratoriais.
essa é pasta que a dentista da Brenda indicou para ela, já vou começar a usar lendo o post acima vi o quanto é importante cuidar desde cedo não é mesmo?!
Malvatrikids Baby é um gel dental infantil, desenvolvido especialmente para a higiene oral de bebês e crianças de 0 a 4 anos. Sua fórmula exclusiva não contém flúor, para evitar a fluorose, e contém a quantidade ideal de xilitol para a prevenção das cáries
fonte:.http://www.malvatrikids.com.br/