domingo, julho 31, 2011

COLUNA AMAMENTAÇÃO UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

É COM GRANDE ALEGRIA QUE INICIAMOS MAIS UMA COLUNA NO BLOG HJ
JÁ TEMOS:
MAMÃE TESTOU E APROVOU
BOAS VINDAS AOS NOVOS PARCEIROS
PROJETO GRAVIDEZ SEMANA SEMANA
COLUNA DO SEGUIDOR
E AGORA:
COLUNA AMAMENTAÇÃO UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

MAS ESSA COLUNA QUEM FAZ É VOCÊ 
MANDE UM EMAIL PARA vanzinha76@gmail.com ASSUNTO COLUNA AMAMENTAÇÂO
e conte-me a sua história 
se você conseguiu amamentar, se não conseguiu, o que teve que passar, os problemas, as alegrias, as tristezas
queremos ouvir você
NÃO ESQUEÇA DE MANDAR SEUS DADOS E REDES SOCIAIS E SE PUDER UMA FOTO TAMBÉM OK
CADA SEGUIDORA QUE FIZER PARTE DESSA COLUNA LEVARÁ PARA SEU BLOG OU PROFILE ESSE SELINHO

E PARA INICIAR A COLUNA EU VOU CONTAR A MINHA HISTÓRIA
Desde de muito pequena sonhava em amamentar, brincava de boneca e as segurava no colo como se  tivesse amamentando,sempre pensava que quando tivesse meu filho iria amamenta-lo,até que meu primeiro filho nasceu de uma gravidez não planejada de pais adolecentes e desempregados, eu com apenas 23 anos voltada para o ultimo ano da minha faculdade sem qualquer preparo ou incentivo para poder passar por esse processo tão importânte que é o nascimento de um filho, para piorar meu bebê nasceu doente e teve que ficar internado e alimentado por sonda, meu leite nesse período empedrou, não soube lidar com essa situação e acabei não estimulando a produção durante esse período, com o retorno do meu filho a nossa casa tentei amamentá-lo mas a produção não correspondia a demanda naquele exato momento, o que eu não sabia era que isso era transitório que era preciso insistir e não desisitir, mas eu acabei sedendo aos apelos de familiares que insistiam em dizer que eu ia matar meu filho de fome, tive que vê-lo sofrer com cólicas horrorosas por causa do leite industrializado, mas infelizmente eu na época não possuia informações o suficiente para tentar superar essa fase dificil do inicio da amamentação.
Mas 10 anos depois   minhas esperanças se renovaram com mais um exame de BHCG positivo, estava eu grávida novamente, agora mais velha, amadurecida, independente e casada; munida de ferramentas que poderiam me trazer todas as informações necessárias para o sucesso de uma amamentação. Durante os 9 meses de espera da minha filha eu pesquisei, perguntei, li me informei sobre tudo relacionado a amaMentação e a primeira coisa que fiz ao chegar no hospital para ter minha filha foi dizer as enfermeiras "-sobre hipotese nenhuma ofereçam qualquer outro leite que não seja o materno para minha filha" minha bebê nasceu de parto cesariano devido a perda de líquido de 36 semanas, uma gravidez complicada, mas ao contrário do que se pensa ela nasceu sadia e mamou ainda no quarto do hopital no mesmo dia do seu nascimento, foi um momento único onde um filme passou pela minha cabeça, lembrei do sofrimento do meu primeiro filho ao ser alimentado por sonda, das enfermeiras do banco de leite secando o meu peito que estava empedrado, lembrando das pessoas falando que não poderia amamentar pois meu leite era fraco, das horas de choro do meu pequeno devido as cólicas... e eu ali naquele quarto diante da minha filha sendo alimentada pelo meu leite,confiante, plena, MÃE.
minha filha hoje está com 1 ano e 1 mês foi alimentada a livre demanda exclusiva até os seis meses de idade, não chupou pipo nem mamadeira, só peito, a toda hora em todo lugar, livre para ela, só dela, lógico que não foi um paraíso, teve as noites em claro amamentando, a coluna dolorida, as fissuras no seio, os comentários ridículos do tipo "seu leite é fraco a menina nunca fica satisfeita tá toda hora mamando" "você tem pouco leite olha como ela é magrinha"... mas nada disso foi mais importante do que o benefício que o leite materno pôde trazer para ela, com todo o meu preparo, com todas as informações que eu obtive pude passar por esses obstáculos sem maiores transtornos. E para minha felicidade minha filha ainda hoje mama a Livre Demanda, e muitos perguntam quando irei desmama-la, eu respondo:"- taí uma pergunta que eu não saberei responder" não sei nem quero saber.Se pudesse eternizaria essa fase, pois apesar de todo cansaço sinto como estivesse realizando um sonho, sinto que estou cumprindo meu dever de mãe, sinto que pude ser até agora para minha filha a melhor mãe que eu poderia ser. Quem derá ter tido a experiencia que hoje eu tenho como mãe para ter superado as dificuldades com a amamentação do meu primeiro filho, para poder ter dado também a ele o que eu tinha de melhor para lhe oferecer, mas tenho certeza que se um dia ele ler essa minha história ele irá me entender e ficará orgulhoso da sua mãe que nunca desisitiu de alcançar seu sonho de ser mãe em todos os aspectos e que hoje veste a bandeira e abraça a causa da luta em favor da amamentação, que ajuda atráves de seu blog e redes sociais a outras mães também realizarem o sonho de amamentar seus filhos.
Amamentar eu consegui.

ESTOU AGUARDANDO O SEU EMAIL VIU
CONTATOS: vanzinha76@gmail.com

sexta-feira, julho 29, 2011

Uso de tintura no cabelo durante a gravidez aumenta chances de a criança ter leucemia nos dois primeiros anos

A pesquisa brasileira mostou ainda que alisadores podem ser nocivos na gestação também. Veja mais 

Uma pesquisa brasileira reacendeu a polêmica sobre o uso de produtos químicos no cabelo durante a gravidez. O estudo, realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostrou que usar tinturas de cabelo ou fazer alisamento no primeiro trimestre da gravidez, quando o feto está se formando e é mais sensível a substâncias químicas, aumenta em quase duas vezes as chances de a criança ter leucemia nos dois primeiros anos de vida. “Isso já vem sendo estudado há muitos anos, mas essa é a primeira pesquisa a estabelecer essa associação (com o aparecimento de leucemia na infância). Por isso, a recomendação é, por prudência, evitar o uso desses tipos de produtos durante a gestação”, afirma Sérgio Koifman, médico, epidemiologista, à frente da pesquisa pela ENSP. A cada 100 mil crianças nessa faixa etária, 5 vão ter ou leucemia mieloide aguda ou linfoide aguda.
Para chegar à essa conclusão, foram avaliadas 650 mães de 15 regiões do país – exceto a Norte. Dessas, 231 tinham filhos com diagnóstico de leucemia e cerca de 15% delas utilizaram tintura ou fizeram alisamento no cabelo nos três primeiros meses de gestação. “Quando comparadas ao outro grupo, de mães com filhos sem a doença, esse número caía para aproximadamente 10%”, diz Maria do Socorro Pombo-de-Oliveira, chefe do Programa de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Inca. Os pesquisadores avaliaram ainda os compostos químicos presentes em 14 marcas desses produtos. A análise identificou um total de 150 componentes, sendo que 32 são prejudiciais à saúde da criança. Uma das hipóteses, já confirmada em experimentos com animais, é que substâncias presentes nesses produtos, como os fenóis, poderiam alterar ou lesionar o DNA do feto. Descobrir essas e outras respostas é a próxima etapa da pesquisa.

Por isso, na dúvida, antes de tomar qualquer decisão sobre usar ou não produtos químicos nos cabelos durante a gestação, consulte o seu obstetra. Veja outros itens dos quais, por motivos óbvios, você deve manter distância durante os nove meses.
Bebidas alcoólicas
Como você sabe, o consumo de álcool é prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê e não há quantidade segura. “A substância atravessa facilmente a placenta e pode causar vários danos ao feto, sendo a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que causa retardo mental, um dos mais sérios”, afirma Patrícia Hochgraf, psiquiatra, coordenadora do programa de atenção à mulher dependente química do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP). Antes, os médicos pensavam que a SAF ocorria apenas entre mães que consumiam álcool de forma pesada. Mas pesquisas mostraram que ela pode ocorrer mesmo se a grávida tomar pequenas doses. Acredita-se que a síndrome e outros transtornos ligados à bebida afetem cerca de 40 mil crianças em todo o mundo – mais do que a Síndrome de Down, segundo a National Organization on Fetal Alcohol Syndrome, dos Estados Unidos. A estimativa é de que um em cada cinco casos de crianças com deficiência mental no mundo seja causado pelo álcool ingerido durante a gestação.

Esse é apenas um dos problemas. Soma-se a ele baixo peso ao nascer, alterações cardíacas, neurológicas (hiperatividade, impulsividade, problemas com a visão espacial) e faciais. Também não é incomum a associação dessas alterações com autismo. O pediatra Hermann Grinfeld, que pesquisa há mais de 40 anos os efeitos do consumo de álcool na gravidez, afirma que problemas como dificuldades de aprendizado, memorização e atenção podem repercutir para a vida toda.
Fumo 
 Todo mundo já sabe de cor os malefícios que o cigarro pode causar – quem não se lembra das fotos estampadas no maço de cigarro, mostrando bebês prematuros? Além da criança nascer antes do tempo, ela pode ter doenças cardíacas, respiratórias e até retardo mental. Uma nova pesquisa norte-americana mostrou que crianças cujas mães fumaram durante a gravidez têm mais problemas de sono durante os primeiros 12 anos de vida. É por isso que a maioria dos médicos é radical e diz que a melhor opção é parar de fumar por completo, de preferência, antes de engravidar. “Um único cigarro tem 4.500 substâncias nocivas que são assimiladas pelo feto, já que a placenta não consegue barrar a passagem de moléculas como a nicotina”, afirma Jaqueline Sholz Issa, cardiologista, coordenadora do Ambulatório de Tratamento de Tabagismo do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (Incor-SP).


Drogas
Provavelmente a maconha seja a substância ilícita mais utilizada na gestação. Pelo fato de ela ser usada em conjunto com outras drogas, ainda é difícil determinar as consequências diretas sobre o feto. Já o consumo de cocaína pode causar deslocamento prematuro da placenta, além de outras complicações para a mãe, como hipertensão arterial, taquicardia e arritmia. O bebê pode ter malformação cardiovascular e do sistema nervoso central. O uso do crack também cresceu entre as mulheres. Por um ano, a Clínica Pública de Recuperação de Dependentes Químicos de São Bernardo do Campo (SP), por exemplo, registrou 233 casos de dependência, sendo 18% de mulheres (não há dados de gestantes). Essa droga é devastadora e deixa sequelas no cérebro da gestante e do bebê, como transtornos emocionais e depressão.

fonte http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI251774-10543,00-USO%20DE%20TINTURA%20NO%20CABELO%20DURANTE%20A%20GRAVIDEZ%20AUMENTA%20CHANCES%20DE%20A%20CRIANCA%20TE.html

quinta-feira, julho 28, 2011

Enfim uma boa notícia: McDonald's incluirá frutas e reduzirá porção de fritas no lanche infantil

McLanche Feliz passará a ter frutas (Foto: Divulgação) 


Mudanças começam a partir de 1º de outubro em toda a América Latina.

Empresa diz que reduzirá calorias das combinações do McLanche Feliz.

A Arcos Dorados, empresa responsável pela marca McDonald’s em toda a América Latina, anunciou nesta terça-feira (26) que reduzirá calorias de todas as combinações do McLanche Feliz. A rede de fast-food reduzirá as porções de fritas e passará a incluir no lanche infantil uma porção de frutas frescas.
McLanche Feliz passará a ter frutas (Foto: Divulgação)
As mudanças, que começam a ser implantadas a partir de 1º de outubro em todos os países da região, incluem ainda reformulações para redução de nutrientes como sódio, açúcar nos itens do cardápio da rede.
A porção de fritas terá cerca de 100 calorias, menos da metade da versão anterior. Já a porção de frutas frescas, segundo a companhia, vai variar de acordo com a estação do ano. O cardápio da rede no Brasil passou a incluir em 2005 maçã in natura. Mas até então a oferta de fruta era feita apenas como item opcional.
Segundo o McDonald’s, todas as possíveis combinações de quatro itens do McLanche Feliz (hamburger, cheeseburger ou McNuggets + batatas fritas ou cenouras em palitos + bebida + frutas)  passarão a incluir frutas da estação e terão até 600 calorias, o que equivale a menos de um terço da recomendação de ingestão diária proposta pela Organização Mundial de Saúde para crianças de 6 a 10 anos.
A companhia informou ainda que reduziu em 10%, em média, a quantidade de sódio dos pães, McNuggets, queijo e ketchup. A quantidade de açúcar adicionado nas bebidas à base de frutas será diminuído em quase 40%, passando a ter um limite de 5g por 100 ml.
Nos Estados Unidos, a companhia anunciou que maçãs já cortadas serão inclusas automaticamente no menu de todas as crianças nas lojas do país, junto com uma bebida achocolatada feita com leite desnatado. Lá, a porção de batatas fritas também será menor.
Nova salada para adultos
O McDonald’s anunciou que a salada de acompanhamento das ofertas para adultos será aprimorada, com a adição de mais tipos de folhas, além de cenoura ralada e tomate. "Ela terá quase o dobro do peso da atual McSalad Shaker, com mais vitaminas e minerais e menos de 10 calorias, sem o molho. Com a retirada do parmesão ralado da versão anterior, terá menos gordura e menos de 10 calorias, sem o molho", informou a companhia.

fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/07/mcdonalds-incluira-frutas-e-reduzira-porcao-de-fritas-no-lanche-infantil.html

terça-feira, julho 26, 2011

Tudo sobre Teoria da Extero-gestação

Os bebês humanos estão entre os mais indefesos de todos os mamíferos. Por causa do maior tamanho do cérebro e do fato de que o tecido nervoso necessita de mais calorias para se manter que qualquer outro, grande parte do alimento ingerido é gasto em prover nutrição e calor para as células nervosas. Mais significante é o fato de que nossos bebês necessitam nascer mais cedo do que deveriam, com seus cérebros ainda não totalmente desenvolvidos. Se o bebê humano nascesse já com o sistema nervoso central amadurecido, sua cabeça não passaria pela pelve estreita da mãe no momento do parto. Ao contrário de outros mamíferos, como girafas e cavalos, o recém-nascido humano é incapaz de andar por um longo período após o nascimento, porque lhe falta o aparato neurológico maduro para tanto. O custo primal de ter um cérebro grande é que nossos filhotes nascem extremamente dependentes e em necessidade constante de cuidado.
O crescimento do nosso cérebro após o nascimento é mais rápido do que o de qualquer outro mamífero e segue neste ritmo por 12 meses.

A seleção natural demanda que pais humanos cuidem de seus filhos por um longo período e que os filhos dependam dos pais. Esta necessidade mútua traduz-se em um estado emocional chamado “apego”.
Em algumas culturas, como na tribo !Kung, bebês raramente choram por longos períodos e não há sequer uma palavra que signifique “cólica”. As mães carregam os bebês junto ao corpo, com um aparato semelhante a um “sling”, mesmo quando saem para a colheita. A relação mãe-bebê é considerada sacrossanta, eles permanecem juntos o tempo todo. O bebê tem livre acesso ao seio materno e vê o mundo do mesmo ponto de observação que sua mãe.

Nossa cultura ocidental não permite um estilo de vida idêntico ao de tribos primitivas, mas podemos tirar lições valiosas sobre como ajudar nossos bebês na adaptação à vida extra-uterina.

Nos primeiros 3 meses de vida, o bebê humano é tão imaturo que seria benéfico a ele voltar ao útero sempre que a vida aqui fora estivesse difícil.
É preciso compreender o que o bebê tinha à sua disposição antes do nascimento, para saber como reproduzir as condições intrauterinas. O bebê no útero fica apertadinho, na posição fetal, envolvido por uma parede uterina morninha, sendo balançado para frente e para trás a maior parte do tempo. Ele também estava ouvindo constantemente um barulho "shhhh shhhh", mais alto que o de um aspirador de pó (o coração e os intestinos da mãe).

A reprodução das condições do ambiente uterino leva a uma resposta neurológica profunda "o reflexo calmante". Quando aplicados corretamente, os sons e sensações do útero têm um efeito tão poderoso que podem relaxar um bebê no meio de uma crise de choro.

Os 5 métodos para acalmar um bebê até 3 meses de idade são extremamente eficazes SOMENTE quando executados corretamente. Sem a técnica correta e o vigor necessário, não adiantam em nada.
1. Pacotinho ou casulo (embrulhar o bb apertadinho
A pele é o maior órgão do corpo humano e o toque é o mais calmante dos cinco sentidos. Embrulhadinho, o bebê recebe um carinho suave. Bebês alimentados, mas nunca tocados, freqüentemente adoecem e morrem. Estar embrulhadinho não é tão bom quanto estar no colo da mãe, mas é um ótimo substituto para quando a mãe não está por perto.

Bebês podem ser embrulhados assim que nascem. Apertadinhos, de forma que não mexam os braços. Eles se sentem confortáveis, "de volta ao útero". Bebês mais agitados precisam mais de ser embrulhados, outros são tão calmos que não precisam.

Se o bebê tem dificuldade para pegar no sono, pode ser embrulhado apertadinho, não é seguro colocar um bebê para dormir com um cueiro solto. Não permita que o cueiro encoste no rosto do bebê. Se estiver encostando, o bebê vai virar o rosto procurando o peito, ao invés de relaxar.

Todos os bebês precisam de tempo para espreguiçar, tomar banho, ganhar uma massagem. 12-20 horas por dia embrulhadinho não é muito para um bebê que passava 24 horas por dia apertadinho no útero. Depois de 1 ou 2 meses, você pode reduzir o tempo, principalmente com bebês tranqüilos e calmos.
2. Posição de Lado
Quanto mais nervoso seu bebê estiver, pior ele fica quando colocado sobre as costas. Antes de nascer, seu bebê nunca ficou deitado de costas. Ele passava a maior parte do tempo na posição fetal: cabeça para baixo, coluna encolhida, joelhos contra a barriga. Até adultos, quando em perigo, inconscientemente escolhem esta posição.

Segurar o bebê de lado ou com a barriga tocando os braços do adulto ajuda a acalmá-lo (a cabeça fica na mão do adulto, o bumbum encostado na dobra do cotovelo do adulto, com braços e pernas livres, pendurados). Carregar o bebê num sling, com a coluna curvada, encolhidinho e virado de lado, tem o mesmo efeito. Atualmente especialistas são unânimes em dizer que bebês NÃO DEVEM SER POSTOS PARA DORMIR DE BRUÇOS, pelo risco de morte súbita.

O bebê não sente falta de ficar de cabeça para baixo, como no útero, porque na verdade o útero é cheio de fluido e o bebê flutua, como se não tivesse peso algum. Do lado de fora, sem poder flutuar, virado de cabeça para baixo, a pressão do sangue na cabeça é desconfortável.
3. Shhhh Shhhh - O som favorito do bebê
O som "shhh shhh" é parte de quem somos, tanto que até adultos acham o som das ondas do mar relaxante.

Para bebês novinhos, "shhh" é o som do silêncio. Ele estava acostumado a ouvir tal som 24 horas por dia, tão alto quanto um aspirador de pó. Imagine o choque de um bebê acostumado a tal som o tempo todo chegando a um mundo onde as pessoas cochicham e caminham na ponta dos pés, tentando fazer silêncio!

Coloque sua boca 10-20 cm de distância dos ouvidos do bebê e faça "shhh", "shhh". Aumente o volume do "shh" até ficar tão alto quanto o choro do bebê. Pode parecer rude tentar "calar" um bebê choroso fazendo "shh", mas para o bebê, é o som do que lhe é familiar.

Na primeira vez fazendo "shhh", seu bebê deve calar pós uns 2 minutos. Com a prática, você será capaz de acalmar o bebê em poucos segundos. É ótimo ensinar isso aos irmãos mais velhos, que adorarão poder ajudar e acalmar o bebê.

Para substituir o "shhh", pode-se ligar:
- secador de cabelos ou aspirador de pó
- som de ventilador ou exaustor
- som de água corrente
- um CD com som de ondas do mar
- um brinquedo que tenha sons de batimentos cardíacos
- rádio fora de estação ou babá eletrônica fora de sintonia
- secadora de roupas ligada com uma bola de tênis dentro
- máquina de lavar louças

O barulho do carro ligado também acalma a criança.
4. Balanço
"A vida era tão rica no útero. Rica em sons e barulhos. Mas a maior parte era movimento. Movimento contínuo. Quando a mãe senta, levanta, caminha e vira o corpo - movimento, movimento, movimento."
(Frederick Leboyer, Loving Hands)

Quando pensamos nos 5 sentidos - visão, audição, tato, paladar e olfato - geralmente esquecemos o sexto sentido. Não é intuição, mas a sensação de movimento no espaço.

Movimento rítmico ou balanço é uma forma poderosa de acalmar bebês (e adultos). Isso porque o balanço imita o movimento que o bebê sentia no útero materno e ativa as sensações de "movimento" dentro dos ouvidos, que por sua vez ativam o reflexo de acalmar.

Como balançar ?
1. Carregando o bebê num "sling" ou canguru;
2. Dançando (movimentos de cima para baixo);
3. Colocando o bebê num balanço;
4. Dando tapinhas rítmicos no bumbum ou nas costas;
5. Colocando o bebê na rede;
6. Balançando numa cadeira de balanço;
7. Passeando de carro;
8. Colocando o bebê em cadeirinhas vibratórias (próprias para isso);
9. Sentando com o bebê numa bola inflável de ginástica e balançando de cima para baixo com ele no colo;
10. Caminhando bem rapidamente com o bebê no colo.

Quando balançar o bebê, seus movimentos devem rápidos mas curtos. A cabeça do bebê não fica sacudindo freneticamente. A cabeça move no máximo 2-5 cm de um lado para o outro. A cabeça está sempre alinhada com o corpo e não há perigo de o corpo mover-se numa direção e cabeça abruptamente ir na direção oposta.
5. Sucção
No útero, o bebê está apertadinho, com as mãos sempre próximas ao rosto, sugando os dedos com freqüência. Quando nasce, não mais consegue levar as mãos à boca. A sucção não-nutritiva é outra forma de acalmar o bebê. A amamentação em livre demanda não é recomendada somente para garantir a nutrição do bebê e a produção de leite da mãe, mas também para suprir a necessidade de sucção não-nutritiva. Alguns especialistas orientam às mães a darem chupetas para isso, mas ainda que a chupeta seja oferecida ao bebê, não deve ser introduzida nas 6 primeiras semanas de vida, quando a amamentação ainda está sendo estabelecida. Há sempre o risco de haver confusão de bicos e o bebê sugar o seio incorretamente.

É importante lembrar que o bebê nunca chora à toa. O choro nos primeiros meses de vida é a única forma de comunicar que algo está errado. Ainda que ele esteja limpo e bem alimentado, muitas vezes chora por necessidade de aconchego e calor humano. Por isso, falar que bebê novinho (recém nascido até 3 meses ou mais) faz manha (no sentido de chorar para manipular "negativamente" os pais) não tem sentido. Bebês novinhos simplesmente não tem maturidade neurológica para tanto.
COMO ENROLAR O BEBE

Lembrar que o sling faz praticamente todas as funções ao mesmo tempo:
 FOTO SLING http://hugmemommyslingseguro.blogspot.com/2010/02/teste-do-sling-hug-me-mommy.html


Texto elaborado por Flavia Mandic

Bibliografia:

The Happiest Baby on The Block, Dr. Harvey Karp, Bantam Dell, 2002. New York.

Our Babies, Ourselves: How Biology and Culture Shape the Way We Parent, Meredith F. Small, Anchor Books, 1998. New York.

segunda-feira, julho 25, 2011

Desmame abrupto e possíveis consequências para a mãe e a criança

O desmame abrupto é extremamente traumático para toda a família e isto infelizmente ainda é comum: algumas mães deixam de dar o peito de uma hora para outra, com soluções drásticas como dormir fora e deixar a criança aos cuidados de parentes, aplicar produtos desagradáveis nos seios para que a criança os rejeite pelo gosto ou ainda com mentiras, enganações e choques visuais, como exemplo usar um band aid nos seios e dizer a criança que estão machucados.


A amamentação é algo TÃO importante na vida da mãe e da criança, foi o início de comunicação entre mãe e filho, foi fonte de nutrição, de afeto e não deve terminar de uma maneira brusca, com artifícios, enganações, mentiras, fazendo com que a criança talvez se sinta culpada por ferir sua mãe. Essa é uma responsabilidade e culpa enormes que são transferidas para o filho no evento de um desmame repentino.

Quando perde o peito de repente, a criança se sente desolada, sofrendo uma perda, pode se sentir rejeitada pela mãe, gerando insegurança e muitas vezes rebeldia. A perda repentina do seio materno pode causar trauma emocional na criança, já que amamentação não é somente fonte de nutrição para o bebê, mas fonte de segurança e conforto emocional também. Não há absolutamente como explicar a um bebê que repentinamente não pode mamar mais.

Desmames abruptos não permitem que ambas partes físicas e emocionais de mãe e filho sejam trabalhadas gradualmente. Por outro lado, ao promover um desmame gradual pode-se compensar aos poucos outros tipos de atenção para compensar a perda do contato íntimo da amamentação.
Na mãe, o desmame abrupto pode resultar em ingurgitamento mamário, bloqueio de ducto lactífero e mastite, além de tristeza ou depressão, por luto pela perda da amamentação ou por mudanças hormonais. Depressão pode surgir por um decréscimo abrupto dos níveis hormonais maternos, portanto mães com história anterior de DPP devem especialmente atentar para as consequencias de um desmame abrupto.


O desmame deve ser natural, consensual, em acordo entre mãe-filho, isto é, haverá um tempo e um ritmo próprio, um período da vida da mãe e do filho em que ambos aprendem a dar e receber alimento, aconchego e a se comunicarem de uma maneira nova, que não com os seios. São portanto três elementos a serem considerados de grande importância na amamentação: nutrição, afeto e comunicação. Quando ambos três itens estão plenamento supridos sem a amamentação num processo de autonomia e maturidade vindo da criança, um desmame gradual pode ser promovido.

Em outras palavras, deve ser resultado de uma maturidade da criança e não uma imposição da mãe ou de outros familiares ou conhecidos, ou ainda médicos.

No segundo ano de vida a criança necessita de vários estímulos, brincar, cantar, dançar, adquire destrezas motoras, e começa o linguajar, que é uma forma poderosa de comunicação. Quando uma criança está em um ambiente seguro, rico em estímulos, recebe carinho e atenção também do pai, ela está mais apto ao desmame total com facilidade.
Em termos de desenvolvimento, um desmame antes de 2-3 anos é precoce, o bebê ainda precisa mamar, ainda está em processo de individualização, ainda está na fase oral, os benefícios são muitos, enquanto que a troca por objetos para saciar a necessidade oral não apresenta vantagem alguma.

As consequências para o cérebro em desenvolvimento de um bebê que é submetido a mudanças permanentes e abruptas, com interferência de estranhos, choro sem consolo, negação de afeto e as violência emocional podem ser drásticas.

Bons vínculos

Texto de Claudia Rodrigues, jornalista e terapeuta reichiana, sobre desmame e vinculos:

O desmame abrupto é o pior dos desmames. Quando a mãe retira a criança do peito forçando a introdução da mamadeira retira da criança um prazer evidente e inimitável, cujo calor, textura, cheiro e sabor jamais serão imitados.

A criança pode acostumar com o objeto substituto do seio, a mamadeira, e com o novo líquido não apresentando qualquer sintoma imediato, mas é bastante comum que poucos meses após um desmame abrupto comecem a ocorrer distúrbios de comportamento alimentar.

Mais cedo ou mais tarde a decepção por ter perdido algo que era tão caro à criança, começa a ser processado. As somatizações, como alergias e intolerâncias a alimentos nem de longe são os piores sintomas. Pode ter menos sorte psíquica a criança que não somatiza nos primeiros anos.

O mais cruel e nocivo dos desmames abruptos é aquele que faz com que a criança prove no seio da mãe algo ácido, azedo ou amargo, especialmente quando isso é associado a uma visão terrível (seios pintados, com band-aid etc) do seio, objeto que anté então só trazia prazer e que aparece repentinamente como algo assustador.

Esses sentimentos e impressões ficam inscritos no córtex para o resto da vida, a confusão entre prazer e desprazer ficará gravada e um dos sintomas mais comuns será a inabilidade da pessoa para acreditar que merece prazer e que ele pode ser algo perene, confiável. Perdurará a impressão de que o prazer pode a qualquer momento virar uma ameaça. Nos piores casos a pessoa não consegue buscar o prazer, já caminha diretamente para a punição.

A amamentação é o prazer absoluto do bebê e ele deve aos poucos, conforme for crescendo, colocar outros prazeres em sua vida até sentir-se apto para se desligar desse primeiro vínculo com sua pulsão pelo prazer.

A mãe pode retirar o peito, mas isso deve ser feito gradualmente, jamais via truques mirabolantes com requintes de perversão
e sabotagem ao prazer do bebê. 
Atualmente, fala-se em desmame natural como a forma ideal de desmame, sem especificar uma idade mínima ou máxima para que esse processo ocorra. Apesar desse avanço ainda estamos longe de encararmos o desmame como um marco do desenvolvimento da criança. Para chegarmos a este estágio, faz-se necessário entender e enfrentar as circunstâncias que, segundo Souza e Almeida, “ultrapassam a natureza e desafiam a cultura e a sociedade”.


Fonte:http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=1845&tipo_detalhe=s

Projeto "Gravidez semana a semana" CAPÍTULO 6- semanas 9/10/11/12

NESSE MEU PROJETO "GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA" VAMOS ACOMPANHAR AQUI O DESENVOLVIMENTO DE UM BEBÊ A CADA SEMANA E VAMOS VER TAMBÉM O NASCIMENTO DE UM MÃE
OS CAPÍTULOS JÁ ABORDADOS FORAM
CAPITULO 1- GRAVIDEZ EM SEGREDO
CAPÍTULO 2-SEMANA 1/2/3/4
CAPITULO 3- TESTE DE GRAVIDEZ
CAPÍTULO 4-ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE
CAPÍTULO 5- ULTRA-SONOGRAFIA FUNDAMENTAL PARA O ACOMPANHAMENTO DA GESTAÇÃO

E AGORA FALAREMOS NO CAPÍTULO 6  VAMOS FALAR DAS SEMANAS 9/10/11/12
9 semanas de gestação

Grandes notícias! Você será capaz de ouvir os batimentos cardíacos essa semana com a ajuda de uma ultra-sonografia, um dispositivo capturará o som do coração do bebê, tuctu. A primeira vez que ouvir coração do bebê, o seu próprio poderá saltitar, é a primeira prova verdadeira de que há alguém crescendo em seu útero! Se você não consegue ouvir os batimentos cardíacos, não se preocupe, o seu médico verificará novamente em apenas algumas semanas.
Outras espantosas evoluções:
  • O bebê está começando a se mover, mas você não será capaz de sentir por algum tempo;
  • No bebê já está crescendo mamilos e folículos de cabelo, embora ainda exista uma chance de você dar à luz um carequinha. O pâncreas, vesícula biliar, canais biliares e ânus estão todos no lugar. A cabeça do seu bebê é a metade do tamanho de seu corpo. A minúscula cauda está a começando a diminuir de tamanho, dando ao feto uma forma mais humana e menos anfíbia.
  • Até agora, todos os fetos têm a mesma aparência "lá em baixo." Esta semana, no entanto, o seu bebé começará a desenvolver a genitália masculina ou feminina. Ainda levará mais algumas semanas até que se possa distinguir com exatidão.
  • Se você pudesse olhar dentro de seu útero, poderia ver que o corpinho está com uma aparência mais humana e que os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. Pálpebras estão quase cobrindo os olhos. Até então eles ficaram descobertos. As orelhas estão evidentes e bem definidas. As mãos ficam dobradinhas e se encontram mais ou menos na altura do coração. A cabeça está mais ereta e o pescoço  mais desenvolvido.
  • Nessa fase, o feto está como aproximadamente 1 polegada de comprimento,ou seja do tamanho de uma azeitona. O peso do seu bebê é de aproximadamente 2 gramas, um pouco menos que uma moeda de um centavo.
10 semanas
A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a de emoções (felicidade, tristeza, choro, chateação...; tudo nos últimos 30 segundos!) apenas aumenta. Ninguém entenderá por que a novela no "Vale a Pena Ver de Novo" faz você chorar. Por isso não perca tempo com explicações.
 O bebê

No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdome. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.

A futura mamãe

O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.

11ª Semana de gravidez

Gravidez tem tudo a ver com "dar-se ao luxo" e com abstinência, os dois de uma só vez. Você poderá dizer, "Outra bola de sorvete?", ou melhor, "duas!" E, ao mesmo tempo: "Vinho? Não obrigada, só um copo de água para mim." Você ainda tem 29 semanas pela frente de tudo isso, ou nada daquilo! Concentre-se nas suas regalias (sorvete, chocolate com calda de cereja, Vai uma porção?).

Seu corpo

Finalmente a desculpa "Esta noite não, meu amor, estou com dor de cabeça" - é verdadeira. Graças a todos os novos hormônios passeando pelo corpo, muitas mulheres experimentam fortes dores de cabeça. E, uma vez que você está limitada a apenas alguns remédios enquanto grávida, livrar-se de uma desagradável dor pode ser algo especialmente difícil.
O acetaminofeno ou paracetamol (como Tylenol) é considerado seguro durante a gravidez, enquanto outros à base de ibuprofeno devem ser evitados. Se você quiser evitar tomar qualquer medicação, existem algumas soluções alternativas para resolver a dor de cabeça, como compressas frias e exercícios que podem ajudar. Aconselhamos conversar com seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
A enxaqueca pode se iniciar na gravidez. Muitas mulheres passam a apresentar crises de enxaqueca no primeiro trimestre da gravidez ou imediatamente após o término da gestação. Entretanto, quase 70% das mulheres com enxaqueca melhoram, isto é, apresentam decréscimo da frequência e da intensidade das crises, durante o segundo e o terceiro trimestres dessa fase.
Durante a gravidez, tratar crises de enxaqueca ou fazer a sua prevenção medicamentosa é sempre um problema. Embora haja medicamentos considerados "seguros" na gravidez, os estudos com eles são baseados em análises passadas de mulheres grávidas que os tomaram até de forma casual. Ou seja, as conclusões observadas não são totalmente confiáveis e até orientação contrária, remédios de quaisquer tipos não devem ser usados durante a gestação principalmente no primeiro trimestre. Para aquelas mulheres que apresentam crises, recomenda-se repouso recostado no leito, compressas geladas na cabeça e técnicas de relaxamento. Se os episódios são frequentes, o tratamento preventivo deve ser aventado, mas sempre com estrita orientação de um médico consciente, que leve em conta os riscos e a necessidade do uso da medicação.
Infelizmente, as mulheres com propensão à enxaqueca tendem a obter mais uma delas durante a gravidez. Fale com o seu médico se você estiver com dificuldades para lidar com esse mal.

Seu bebê

todos os orgão vitais do bebe já estão formados e em pleno funcionamento.

assim o risco de defeitos diminui essa semana à medida que seu bebé torna-se menos suscetível a influências externas. Graças a Deus!
Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
  • As orelhas estão assumindo o lugar correto nesta semana e as unhas estão começando a se formar. O seu "cabecinha de abóbora" faz jus ao apelido, pois a cabeça é quase tão grande quanto o resto do corpo;
  • As pálpebras se fecham e se fundem e as íris dos olhos começaram a se desenvolverem;
  • Em algum momento desta semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começará a funcionar como tal. 
  • Apesar dos testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comece a decoração do quartinho. Você não será capaz de ver o sexo do seu bebê por mais algumas semanas;
  • Seu bebê está realmente avançando agora. Em um ultrasom você será capaz de ver os braços e pernas do seu pequeno acrobata, dando saltos dignos do Cirque du Soleil. Você ainda não será capaz de sentir qualquer movimento, por isso, caso sinta algo "chutar", provavelmente são gases :);
  • Nas próximas nove semanas, o seu bebé aumentará 30 vezes em peso e quase triplicará em comprimento. Você poderá sentir-se como se estivesse aumentado 30 vezes em peso também, neste ponto, mas podemos garantir que não, pois ainda tem muito pela frente e você ainda não viu nada;
  • As palmas de suas mãos também tornam-se mais sensíveis, fazendo com que ele sinta tudo o que toca. Além disso, o olfato do seu bebê e os outros sentidos vão começar a se desenvolver nesta semana.
  • Outra novidade interessante também, é que nessa semana o seu bebê começará a explorar o seu próprio corpo, como por exemplo brincar com o seu próprio nariz.
Sua vida
Quando você trouxer para sua casa o amor de sua vida, ficará tão feliz e satisfeita por ter comprado uma  câmera digital e poder registrar todas as situações embaraçosas com ele (ou ela). Caso ainda não tenha uma, pense antes de gastar seu dinheiro. É um bom investimento, e você vai querer que dure por anos. Procure na Internet opiniões para saber o que outros pensam.
Uma vez que você tem a máquina em suas mãos não poupe bateria: experimente bater muitas fotos. Comece registrando sua barriga crescendo! Se tiver muitas fotos que quiser compartilhar, crie um blog, ou fotolog, se tiver vídeos, crie um videolog. Vai ser super divertido; você verá!

O que você está pensando...

"O nariz do meu bebê será parecido com o meu, com o do papai ou a soma dos dois?"

Faz bem comer...

Beba muito leite! Seu filhote precisa de bastante cálcio para formar  e fortalecer toda a estrutura óssea.  Também continue bebendo muita água, mesmo que seja muito chato ir, de 10 em 10 minutos, ao banheiro. :-)
Caso tenha dificuldades com a ingestão de leite, substitua-o por leite de soja, porém fique atenta para ver se a marca que você comprar tem cálcio.

É bom saber...

Não ocorre com todas as mulheres. mas algumas percebem mudanças em suas unhas e/ou cabelos. Pode ser que estes engrossem ou cresçam com maior rapidez, o mesmo talvez ocorra as unhas. Alguns médicos acreditam que o fenômeno aconteça devido à maior circulação no corpo. Outros dizem que é pelas mudanças hormonais. Qualquer que seja o caso, as alterações são temporárias e não há algo que se possa fazer para evitá-las.

Futuro papai

Você está lidando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e a responsabilidade, vendo a mãe colocar o estômago para fora, dia após dia? Você precisa de um tempo. Seja bom com si mesmo e dedique algumas horas batendo uma bolinha, fazendo um pouco de ginástica  ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda sua mulher com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo palavras carinhosas, como: "Obrigado, querida. Eu a amo".

12 semanas

O bebê

Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas.

A futura mamãe

Seu útero continua crescendo. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.


fonte http://saude.fok.com.br/gravidez/semana-11.html

sexta-feira, julho 22, 2011

Estar grávida é...

É ler 50 vezes o resultado positivo do exame para ter certeza que está correto.
É ficar chocada ao saber que uma gestação dura 40 semanas e não nove meses como todo mundo diz por aí. Que demora… são dez meses!!!
É se sentir muito estranha…
E quem não sente nada de estranho, estranho é.
Muito hormônio, muita mudança, insegurança…
É sentir tudo o que se pode imaginar…
Sentir fome, muita fome! E ainda ter que se preocupar com o ganho de peso…
Ter sono, muito sono!!!
Acordar várias vezes de madrugada para fazer xixi.
Sem falar nos enjôos e na azia…
Não é a toa que a grávida tem preferência!
É muito calor, depois frio, e mais calafrio.
E câimbra, dor na bacia…
O cabelo que não pode pintar.
O creme que não pode usar.
O remédio pra espinha… nem pensar!
É ter também os medos: de ficar gorda pra sempre, de ter estria, celulite, do peito cair, do peito doer,de não dar conta…
E o frio na barriga de pensar: Será que vai nascer perfeitinho?
Orar, e muuuuuuito, para que ele nasça perfeitinho.
Se pegar imaginando, por horas a fio, como será os olhos, os cabelos e a pele do filho que vai chegar.
É esperar ansiosamente pelo dia do ultrassom, e assim que sair de lá, esperar ansiosamente pelo próximo!
Aprender a enxergar o filho nas manchas de uma ultra-sonografia.
Ter uma vontade louca de comprar um aparelho pra fazer ultra em casa!!!
Cada ultra, uma novidade.
Cada detalhe, uma alegria… imensa, infinita!
Ler muito sobre gravidez, pular o capítulo do parto (pois ainda é muito cedo pra se preocupar) e ir direto para os cuidados com o bebê.
Ler na internet o desenvolvimento do neném a cada nova semana.
Ir ao shopping e desejar apenas coisinhas para o filho.
Ficar muito esquisita e descobrir uma incrível capacidade de sentir todas as emoções em uma hora, da alegria descontrolada ao mau humor sem fim.
Ter a fase do mau-humor e da felicidade que não tem tamanho.
É acreditar num mundo melhor.
Gravidez tem de tudo um pouco, e cada pouco é um mundo!
Gravidez é coisa esquisita:
É ruim demais!
É bom demais!!
É demais!!!
 
ESSA MENSAGEM  EU GARIMPEI NO GOOGLE  PARA DEIXAR DE PRESENTE PARA UMA PESSOA MUITO ESPECIAL PARA MIM QUE FOI ABENÇOADA 
JESUS ESTÁ AO SEU LADO PROTEJANDO SUA GESTAÇÃO AMADA
FICA COM DEUS.

EXCELENTE FINAL DE SEMANA PARA TODOS OS MEUS SEGUIDORES

COLUNA DO SEGUIDOR

OLÁ MINHAS SEGUIDORAS QUERIDAS
HOJE VOU INAUGURAR UMA COLUNA MUITO ESPECIAL

ASSIM COMO AS TRADICIONAIS :
MAMÃE TESTOU E APROVOU
BOAS VINDAS AOS PARCEIROS
PROJETO GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA
DAREMOS INICIO HOJE A COLUNA DO SEGUIDOR

ESSA COLUNA É DE VOCÊS, AQUI VC PODE MOSTRAR O SEU TRABALHO(RELACIONADO A CRIANÇA OU BEBES) PODE INDICAR UM LIVRO, CONTAR UMA EXPERIÊNCIA...ENFIM
PARA PARTICIPAR MANDE UM EMAIL PARA vanzinha76@gmail.com
ASSUNTO- COLUNA DO SEGUIDOR
E FALE DA SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COLUNA

E PARA INAUGURAR QUERO POSTAR UM EMAIL QUE RECEBI DE UMA SEGUIDORA MUITO ESPECIAL, NO EMAIL ELA FALA DE COMO O BLOG TEM AJUDADO ELA NO SEU DIA-A-DIA COM SUAS FILHAS E TAMBÉM FALA DE DICAS SUPER IMPORTANTES VALE A PENA CONFERIR

"Olá querida,sou sua seguidora e acompanho de perto seu blog,pois tenho uma bebe de 6 meses.
Vim trazer pra vc uma experiência que tive com minha florzinha,ela adoeceu,pegou uma gripe muito forte,e estava com dificuldade de expectorar o catarro.
Minha mãe me ensinou a colocar folhas de limão no banho dela;não é que deu certo....ajudou muito na recuperação da Isabella.
Quando enche a banheira com agua quente,joga as folhas ,amassa com as mãos e põe o bebe dentro ,muito bom...Moro em BH/MG,
e minha mãe é paraense,mora em BH a 36 anos,todos os anos vai a Belém ,pois meus avós moram ai.....
Se vc achar que foi uma informação útil.
E outra coisa este poste sob. ultrasonografia,pra mim teve uma excelente ajuda pois é minha 2 gestação,atravez do ultrasom,descobri que estava com amadurecimento de placenta;fazendo o acompanhamento direitinho correu tudo bem,só que a bebe teve que ser tirada com 8 meses;mas Gloria a Deus correu tudo bem....
Foi uma esperiencia incrível o banho de balde.....
grande bju cacá arteira"
 
QUE BACANA CACÁ
E OLHA SÓ  A LINDA ISA TOMANDO O FAMOSO BANHO
LINDAAAAAAAAAA
CONHEÇA MAIS UM POUCO A NOSSA SEGUIDORA
CARINA DO BLOG:CARINASBB.BLOGSPOT.COM (CACÁ ARTEIRA)
IDADE :29 ANOS
02 FILHAS , SARAH 4 E ISABELLA DE 6 MESES.
OBS:TANTO UMA GESTAÇÃO ,QUANTO A CRIAÇÃO DE UMA CRIANÇA PARA OUTRA É TOTALMENTE DIFERENTE,AGENTE SE ACHA EXPERIENTE,MAS VE QUE NÃO É BEM ASSIM.
ISABELLA - 06 MESES,10KILOS SÓ DE LEITE MATERNO,NASCEU DIA 25/12/2010 DE 8 MESES POR CAUSA DE AMADURECINTO DE PLACENTA GRAU 4.
MUITO SAUDAVÉL E LEVADA,GRAÇAS A DEUS E  UMA BOA ORIENTAÇÃO MEDICA.
BJIM CACÁ
 
GOSTARAM DA NOVIDADE
ESCREVA TAMBÉM PARA NOSSO BLOG E FAÇA PARTE DA COLUNA DO SEGUIDOR
ESTOU TE AGUARDANDO
vanzinha76@gmail.com
assunto- coluna do seguidor 

quinta-feira, julho 21, 2011

Projeto "Gravidez semana a semana" CAPÍTULO 5- Ultra-Sonografia: fundamental para o acompanhamento da gestação

NESSE MEU PROJETO "GRAVIDEZ SEMANA A SEMANA" VAMOS ACOMPANHAR AQUI O DESENVOLVIMENTO DE UM BEBÊ A CADA SEMANA E VAMOS VER TAMBÉM O NASCIMENTO DE UM MÃE
OS CAPÍTULOS JÁ ABORDADOS FORAM
CAPITULO 1- GRAVIDEZ EM SEGREDO
CAPÍTULO 2-SEMANA 1/2/3/4
CAPITULO 3- TESTE DE GRAVIDEZ
CAPÍTULO 4-ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE

E AGORA FALAREMOS NO CAPÍTULO 5 DAS ULTRASSONS REALIZADAS DURANTE A GESTAÇÃO

FOTO DE ULTRA BEBÊ DE 9 SEMANAS
Todos sabem que a ultra-sonografia (US) é usada para avaliar a gravidez.
   Poucos sabem em que realmente o exame ajuda e faz toda a diferença no acompanhamento e nas decisões tomadas quanto às condutas médicas.
   Tem-se a impressão que o exame serve apenas para ver e gravar em vídeo a gracinha do bebê e saber o sexo.
  
   Veremos então como, quando e porque o médico solicita o exame de US, e descobriremos que o exame em geral é fundamental para o bom acompanhamento da gestação


Se não se sabe quando foi a D.U.M (ultima menstuação). o US dar-me-á a correta IG do feto ?
  Para se calcular a correta idade gestacional (IG) do feto, é necessário realizar um exame no início da gestação. Nas primeiras 10 semanas de gestação a margem de erro de cálculo pela US é de aproximadamente 3-4 dias e no fim da gravidez esse erro pode chegar a 1 mês. Como justificamos essa diferença ? Bem, no início da gestação, temos vários parâmetros que nos ajudam a definir a correta IG, além da medida do comprimento da cabeça à nádega; e todos esses dados são confiáveis.
   Logo, nos estudos a serem feitos, é necessário que todos os exames de US já realizados sejam apresentados.


Quais são essas diferenças?
   Resp:. No início da gravidez, o embrião (como é chamado o bebê com menos de 10 semanas) muda de aspecto a cada semana.
  
   Com 6-7 semanas o embrião é apenas um botão menor que 10 mm, e não definimos ainda nem o que é cabeça ou tronco. Braços e pernas? Ah! nem sinal deles ainda. Esse botão embrionário é visualizado junto a uma pequena bolha chamada vesícula vitelínica, que vai desaparecer no 2º trimestre da gravidez. Com 8 semanas o embrião tem cerca de 15 mm e já se define a cabeça e o tronco. Com 9 semanas ele já tem cerca de 25 mm (da cabeça à nádega) e visualizam-se os membros. Seus movimentos já são nítidos e bastante freqüentes. Na 10ª semana começa a ossificação (coluna-ossos dos membros , etc).
  
   A partir de então os cálculos de idade são feitos principalmente através das medidas do FETO (seu novo nome, pois está praticamente formado). É claro que muitas das estruturas vão passar por transformações inerentes ao amadurecimento. Alguns órgãos acabam de amadurecer anos após o nascimento, como cérebro e rins.
  
   No fim da gestação, onde deparamos com fetos a termo com grande variação de peso, 2000g – 3000g – 4000g ou mais, é obvio que teremos grandes variações nas medidas das estruturas de fetos com a mesma idade, o que produzem erros nos cálculos da IG.
  
   Se todos os exames de US forem apresentados ao médico ultra-sonografista, a análise terá um enfoque diferente. Usamos os primeiros exames, em geral realizados no 1º trimestre, como base determinante da IG; os demais exames deverão ser usados para avaliar o desenvolvimento fetal, predizendo se está normal, se o feto tem peso abaixo ou acima da média esperada.


 
Por que fazer o ultra-som morfológico (USM)?
   O USM compromete-se
a pesquisar possíveis malformações fetais ou indícios que levem a suspeitar de alterações genéticas fetais através da visualização direta das mesmas ou da mensuração de várias estruturas fetais, muitas delas não mensuradas no US obstétrico padrão.
  
   Com freqüência para se definir o diagnóstico final das malformações são necessários outros estudos como: pesquisa do cariótipo nos casos de defeitos genéticos, estudo de enzimas e substâncias do líquido amniótico e cordão umbilical, Colordopplercardiograma fetal, etc...
  
   É importante saber que é impossível predizer se o feto é perfeito, independente do número de exames realizados, pois é impossível detectarmos todas as possíveis; ou mesmo se um órgão que tem aspecto normal irá funcionar bem. Às vezes um órgão pode ser obscurecido por outra estrutura; por ex: dependendo da posição do feto, a coluna pode impedir o estudo do rim. Acreditamos que a sensibilidade e especificidade dos exames disponíveis para esse fim sejam em torno de 80 a 90% se forem realizados no correto período.
  
   Quando fizer o USM ?
   Há 2 períodos indicados para esse exame:
   O primeiro entre 11 e 14 semanas de gestação, com o intuito de se detectar algumas malformações que eventualmente já são visíveis como a falta de um membro ou mesmo do crânio; e também para se medir a TRASLUCÊNCIA NUCAL (TN).
  
   Quando a TN está aumentada, sabemos que aumentam a chance de haver alterações genéticas mas não obrigatoriamente, apenas uma porção desses fetos às apresentará. Quanto maior a espessura, maior a chance de haver problemas genéticos. Se está aumentada, indica-se a pesquisa do cariótipo fetal.
  
   O segundo período indicado para o USM é entre 20 a 24 semanas, pois nesse período o feto já apresenta bom desenvolvimento da maioria das estruturas e o volume de líquido amniótico é proporcionalmente bom, facilitando a visualização de feto.
  
   Esse exame pode ser feito em qualquer período da gestação, porém com sensibilidade e confiabilidade menor.
  
    E o Ultra-som 3D/4D ?
   Inicialmente é importante esclarecer que o que chamamos de 4D, na realidade é o estudo dinâmico em 3D. A mídia expõe o US3D como imprescindível para o diagnóstico das malformações fetais. Não é verdade.
  
   O diagnóstico em geral é determinado no exame convencional de Ultra-som morfológico. O US3D ajuda a visualizar e documentar algumas das malformações e permite estudar superfície fetal. Além disso é muito bom ver o bebê em 3D, a imagem é incrível. A notícia desagradável é que os convênios e seguradoras de saúde não cobrem esse exame.
  
   Dra. Solange Kobayashi
  
   (Fonte: Hospital e Maternidade Santa Marina)

quarta-feira, julho 20, 2011

Papinha industrializada: os prós e os contras



Papinha industrializada

PESQUISANDO NA NET SOBRE ESSAS PAPINHAS INDUSTRIAIS ESSA SEMANA E ACHEI ESSA MATÉRIA SUPER ESCLARECEDORA E RESOLVI TRAZER PARA CÁ , É SEMPRE BOM TIRARMOS NOSSAS DÚVIDAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS, A FONTE DA PESQUISA ESTÁ NO FINAL DESSE TEXTO OK.

De um lado, a praticidade. Do outro, a preocupação com os nutrientes. Afinal de contas, em que situações vale a pena oferecer papinha pronta? A gente foi atrás das respostas para ajudar você a cuidar bem da alimentação do seu pequeno


1. Qual a melhor maneira de aquecer essas papinhas? Em banho-maria ou no micro-ondas? Se a criança não comeu tudo, posso guardar na geladeira para consumo posterior?
Tanto faz. A papinha pode ser aquecida no micro-ondas ou em banho-maria, conforme for mais prático para você. Depois de abrir o potinho e armazenar no refrigerador, o consumo deve ocorrer no prazo de 24 horas.

2. O que devo olhar no rótulo da papinha para saber se o produto é saudável? Quais são os valores dos nutrientes que devo procurar? Enfim, o que devo priorizar? E evitar? Que ingredientes são indispensáveis?
Em primeiro lugar, você deve confiar na marca da papinha. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, todos os alimentos disponíveis no mercado devem seguir valores de referência de ingestão dietética. No Brasil, segue-se a DRI (Dietary Reference Intakes). No entanto, nem todos os fabricantes fornecem a quantidade de vitaminas presentes nas embalagens. Para ser saudável, a papinha não deve possuir corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans. Fique também de olho no sódio, dando preferência aos produtos que contêm a menor quantidade.

3. As vitaminas e/ou minerais se perdem com o processamento industrial? Quando ofereço esses preparos prontos ao meu filho, estou dando um alimento menos nutritivo?
Pelo contrário, o processamento industrial ajuda a conservar os nutrientes das papinhas devido à esterilização em alta temperatura e ao fechamento a vácuo. No entanto, é importante saber que a biodisponibilidade das vitaminas e dos minerais de um alimento in natura é sempre melhor. Em outras palavras, as substâncias do bem são mais bem aproveitadas pelo organismo. Portanto, sempre que tiver um tempinho, prepare a refeição do seu pequeno em casa.

4. Quando a papinha industrial é vantajosa?
A papinha industrial é vantajosa pela praticidade e rapidez. É bom recorrer a ela somente quando não houver tempo para preparar a refeição do seu pequeno com ingredientes naturais, como no caso de passeios ou em viagens longas, já que a papinha caseira pode estragar no caminho por causa da temperatura inadequada. Nos demais casos, tente sempre preparar a refeição com alimentos frescos e texturas variadas para estimular o desenvolvimento da mastigação.

5. É verdade que a papinha industrial não estraga como os alimentos naturais?
Sim. A papinha industrializada não estraga facilmente por causa da pasteurização e do controle dos ingredientes, mas, depois de aberta, deve ser consumida em até 24horas, desde que seja conservada em um refrigerador. A vantagem de fazer a comida em casa é que você tem mais segurança em relação à qualidade dos alimentos oferecidos, além de ter a oportunidade de variar mais no sabor e nas texturas. Em geral, as papinhas industrializadas apresentam consistência, cor e sabor semelhantes, o que acaba tornando a alimentação monótona e sem graça. Lembre-se: um prato colorido e com consistências diferentes estimula o seu pequeno a comer com mais vontade e desenvolver melhor o paladar, a mastigação e a percepção dos alimentos.

6. Existe alguma contraindicação para as frutinhas prontas?
As frutinhas prontas são muito pastosas e não favorecem o desenvolvimento da mastigação. O melhor é dar a fruta fresca mesmo: melancia, laranja, banana... É muito importante deixar a criança se acostumar com diferentes texturas de comida, seja mais consistente ou mais mole. Mas sempre fique de olho para seu pequeno não engasgar.
Uma sugestão da odontopediatra Mariângela Schalka é deixar a criança com um pedaço da fruta pequeno (sem cortar em cubinhos), como um pedaço de abacaxi ou um gomo de tangerina. Isso estimula a percepção do alimento, a adaptação da mastigação e a sensibilização da língua. Fora que não tem nada mais gostoso do que ver seu pequeno se deliciando, com uma frutinha, ao tentar comê-la.

7. Até que idade as papinhas industrializadas são recomendadas?
As papinhas industrializadas possuem, nos rótulos, sugestões de idade para a criança consumi-la. No entanto, controle a textura do alimento, preparando a refeição em casa, mantendo pedaços maiores. O momento de transição do líquido para o sólido é muito importante para o desenvolvimento da mastigação. Mas é necessário fazer uma transição progressiva. No início, por volta dos 6 meses de idade, amasse a papinha com um garfo. Batata, carne cozida e cenoura são uma boa pedida. Procure usar a peneira nos dez primeiros dias. Aos poucos, passe a deixar pedaços de alimentos para que seu pequeno se acostume com a mastigação vertical, responsável por triturar o alimento. Quando a papinha é somente pastosa, a criança só registra o movimento horizontal, no qual a língua “leva” a comida para a garganta para ser engolida.
A ideia da progressão de consistência é fazer com que a criança consiga fazer a modulação da mastigação, por volta de 1 ano de idade. Mesmo se tiver poucos dentes na boca ou nenhum, o pequeno vai conseguir amassar um alimento mais mole, como uma batata cozida, com a própria gengiva.

Fontes: Mariângela Schalka, odontopediatra. Luciana Sanches, nutricionista infantil e psicóloga. Daniela Gomes, pediatra e nutróloga. Melissa Palmieri, pediatra no Hospital Villa-Lobos.
http://bebe.abril.com.br/0_12/alimentacao/papinha-pronta.php

segunda-feira, julho 18, 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno ABERTURA OFICIAL BELÉM-PA

Informações sobre importância da amamentação serão divulgadas em evento mundial, promovido no Pará em agosto
Semana Mundial de Aleitamento Materno (entre 01 e 07 de agosto), que traz o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D".

Os benefícios da amamentação nos primeiros seis meses de vida não são apenas para o bebê. O risco de a mãe desenvolver câncer de mama e de ovário, além de infecções e sangramento, é reduzido com a amamentação. Para ratificar a necessidade do aleitamento materno, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com entidades representativas, instituições de ensino e hospitais, se prepara para desenvolver a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, que ocorrerá de 2 a 5 de agosto.
O alvo são os jovens. Para isso, a semana pretende divulgar as ações por meio das mídias sociais, que têm como tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D". O titular da Sespa, Hélio Franco, explicou que 3D não significa apenas as três dimensões como nos filmes e programas de televisão. O objetivo é abranger as diversificadas formas de comunicação com o olhar voltado ao processo de amamentação, respeitando os direitos e os jovens.
"A gente tem que falar a mesma língua do jovem para que ele tenha a consciência de seu papel. Muitos estão encarando a primeira gestação. Além disso, queremos fortalecer os vínculos e a afetividade entre mãe e filho", esclareceu a representante da Pastoral da Criança, Telma Ferreira.
O secretário de saúde ressaltou que mitos envolvem o aleitamento materno, como por exemplo a queda do seio e a fina textura do leite. "O leite possui todos os ingredientes necessários ao bebê. Leite é leite. Não existe leite fino e o peito não fica caído por conta da amamentação", afirmou Franco.
Uma pesquisa sobre aleitamento materno feita em todas capitais brasileiras, em 2009, pelo Ministério da Saúde, apontou que 56% das mães amamentaram os bebês nos primeiros seis meses de vida em Belém. A taxa foi a mais alta de todo o Brasil, segundo informou a coordenadora do banco de leite humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Cynara Sousa. "Essa número saltou em dez anos. Em 1999, eram 19%. Hoje estamos com esse número expressivo. Isso significa redução na taxa de mortalidade infantil", completou.
A programação contará com a entrega da placa de "Hospital Amigo da Criança". A homenagem, selecionada com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, será destinada ao hospital Anita Gerosa, em Ananindeua. No Estado, esse é o 11º hospital premiado. Santa Casa, Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Maternidade do Povo e hospitais dos municípios de Bragança, Santarém e Alenquer já conquistaram a homenagem por desenvolverem ações voltadas para o aleitamento materno.
Além de exposições de fotos, exibições de vídeos e visitas nos hospitais, o concurso "Conte sua história de amamentação" vai premiar as melhores redação, fotografia e vídeo que retratem o aleitamento materno. É voltado para as mães que amamentam ou amamentaram. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, de hoje até o dia 30, pelo site http://www.sespa.pa.gov.br, nas unidades básica de saúde do Marco e da Pedreira, na Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) ou ainda no Banco de Leite da Santa Casa. A redação vencedora será publicada, na íntegra, em O LIBERAL e no site da Sespa. A fotografia integrará uma exposição e o vídeo vai compor um documentário.

Abaixo, a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Belém.
02/08/2011, de 15 às 19h
Abertura às 15 horas, no auditório da Santa Casa, com apresentação do tema da campanha e de vídeos com 4 relatos de mães.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos". 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na maternidade Saúde da Criança, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
03/08/2011
Sessões de vídeo sobre amamentação, de 9 às 10 horas, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Almirante Barroso.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", no Espaço Maternar, no mesmo campus, de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Clínica do Bebê, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
04/08/2011
Entrega da placa "Hospital Amigo da Criança" ao hospital Anita Gerosa, a partir das 9 horas.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", no Hospital Dom Luiz I, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
05/08/2011
Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no cinema Olympia, de 9 às 12 horas, com exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", de 10 às 22 horas. De forma pararela, acontecerá a visita informativa "Amamentação: Vantagens e Dificuldades" na Maternidade do Povo, entre 08 e 18 horas.
Mozart Lira - Sespa
fonte
http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=542902
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=80397

domingo, julho 17, 2011

O QUE O MUNDO DE HARRY POTTER PODE ENSINAR PARA SEU FILHO

 O POST DE HOJE VAI EM HOMENAGEM A MEU FILHO RODRIGO

CONHEÇA COMO ESSE BRUXINHO PODE AJUDAR NA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS

.Há anos a história do menino-bruxo Harry Potter mobiliza uma legião de fãs ao redor do mundo. Mas afinal: o que há de tão interessante nos sete livros e oito filmes produzidos? Será que você, pai, pode aproveitar tamanho frenesi para ajudar na Educação de seu filho?

A resposta é sim: é possível usar essa história mágica para falar de assuntos que vão muito além da magia. "Harry Potter é uma obra que encanta pessoas de todas as idades. Estimula a imaginação das crianças e permite que os adultos façam relações profundas com o mundo real", diz a professora Ana Cláudia Munari, autora da tese de doutorado "Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter" (PUC-RS).

Seu filho é fissurado nos bruxinhos Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley? Veja nessa reportagem como aproveitar essa identificação para ajudar na Educação dele.

APROVEITE PARA LER EM FAMÍLIA
Compartilhar a leitura é um primeiro passo para a abertura de muitos diálogos. Os pais podem ler um capítulo por dia, em voz alta, ou alternando as vozes. "Também dá para compartilhar apenas as interpretações sobre o texto. Assistir os filmes e tecer comparações com os livros também é uma boa ideia", diz a professora Ana Cláudia Munari.

Outra forma de aproveitar a leitura é inventar novas histórias da série ao lado dos seus filhos. Ana vem acompanhando os jovens que estão na internet envolvidos nessa atividade, sem que os pais participem. São o que ela chama de "escrileitores juvenis". "Eles estão por toda a rede, e criam a partir de muitas obras, mas principalmente sobre Harry Potter. Os pais deveriam conhecer e compartilhar da criatividade e da interpretação desses novos leitores".

DESCUBRA A IMPORTANCIA DA FANTASIA NA VIDA DOS SEUS FILHOS
Muitos pais têm medo que seus filhos mergulhem no mundo da imaginação, para fugir da realidade. No entanto, o que as histórias fantasiosas fazem é exatamente o contrário. Segundo a professora Ana Cláudia Munari, Harry Potter é uma obra que resgata muitas das questões colocadas pelas antigas fábulas e contos de fadas. Por meio de metáforas e de personagens que servem como exemplos de conduta, essa literatura facilita a compreensão das intrigas do mundo real. "Permite à criança o contato com situações e problemas que podem ser resolvidos por meio das histórias", diz a professora.

Além disso, as questões da fábula levam a um universo sem fim de outras histórias e referências, como lendas e mitos. A criança tem contato com sereias, duendes, ogros, centauros, vampiros, gigantes e tantos outros personagens que fazem parte da história da literatura mundial.

 CONHEÇA ALGUMAS PASSAGENS INSPIRADAS EM FATOS REAIS
Os livros foram escritos pela britânica J. K. Rowling e apresentam muitas referências ao universo estudantil e cultural da Europa. "O contato com a literatura de outro país é um dos grandes diferenciais da saga, que possibilita a viagem do leitor a outros lugares e épocas. Isso aumenta o repertório da criança e sua capacidade de fazer relações com elementos diferentes de sua realidade", diz a professora Ana Claudia Munari.

Ao longo dos livros, há situações que remetem a fatos da nossa realidade. Aqui estão alguns exemplos que você, como pai, pode conversar com seu filho:

- Discriminação e fanatismo: Voldemort é o vilão que, em nome de uma linhagem "pura" de bruxos, tenta eliminar os chamados "sangue ruins". "Ele acha que os bruxos são melhores que os humanos comuns, e que são donos da única e verdadeira sabedoria, advinda da magia negra que praticam", conta a professora Ana Cláudia Munari.

Há inúmeros casos no mundo real em que indivíduos são exterminados em nome de uma crença de superioridade. Segundo Ana, a autora chega a fazer uma associação direta com um dos exemplos mais famosos de discriminação: a 2ª Guerra Mundial. "O bruxo Grindelwaldpode ser associado a Hitler. Isso fica claro quando é descrito que Dumbledore o derrota em 1945, ano do fim da guerra", diz a professora, que sugere que a questão seja discutida pelo viés do egoísmo e da intolerância.

- Corrupção e ética: na saga, há diversos momentos em que ocorrem deslizes e injustiças dentro do chamado "Ministério da Magia", instituição que funciona como os nossos ministérios. Mas esses personagens corruptos são confrontados pela postura ética de muitos outros. Uma das figuras mais importantes para conversar sobre boa postura é a do diretor da Escola de Magia de Hogwarts, Alvo Dumbledore.

- Repressão e rebeldia: em dado momento da série, chega à Hogwarts uma cruel diretora, que passa a proibir qualquer organização ou manifestação que fuja dos padrões estabelecidos por ela. Isso remete aos tempos da "repressão", que se manifestaram de diversas formas ao redor do mundo.

Também há um momento em que Harry e seus amigos são impedidos de participar da chamada "Ordem da Fênix", composta por bruxos experientes para lutar contra Voldemort e seus seguidores. Como não são aceitos no grupo dos adultos, os adolescentes se rebelam e formam secretamente o seu próprio grupo de resistência. Pode-se falar em uma semelhança com os movimentos estudantis.

CONVERSE SOBRE AUTO- ESTIMA CARÁTER E DETERMINADO
Aproveite os livros para conversar com seu filho sobre alguns valores. Harry Potter, por exemplo, passou a infância sendo maltratado pelos próprios tios. "Mesmo assim, ele não se tornou um menino amargo. É como se soubesse que teria a chance de se descobrir útil, fazendo o bem", conta a professora Ana Cláudia Munari. Ele teria herdado o caráter bondoso de sua mãe, e a coragem do pai - expressa em seus cabelos rebeldes.

No livro, Harry não é mais poderoso, mais sábio e nem sequer possui a melhor varinha mágica, mas, ainda assim, ele vence o poderoso bruxo Voldemort. Ele não teria feito isso por si mesmo, por glória ou egocentrismo, mas para salvar o mundo e as pessoas que gosta. E sempre com o apoio de muitos outros personagens.

Outro caso interessante de determinação é o de Hermione Granger, melhor amiga do protagonista, A menina não é filha de bruxas, e por isso, sofre discriminação na escola de magia. Para compensar, é uma aluna dedicada, muito estudiosa, que se destaca por seu esforço.

Quanto a Rony Weasley, o outro amigo de Harry, é um bruxo de "sangue puro". No entanto, sua família é pobre. Para compensar a falta de recursos, o menino recebe o apoio amoroso de seus pais, que lhe ensinam o valor do altruísmo e mesmo uma consciência política de trabalho e comunidade. Seu pai, por exemplo, é um funcionário público que tem ideais de transformação social e está sempre querendo aprender com os "não-bruxos", os discriminados "trouxas".

REFORCE A IMPORTÂNCIA DO SEU FILHO CONSERVAR BOAS AMIZADES
Crescer é complicado, mas as coisas ficam mais fáceis quando podemos contar com amigos de confiança. Harry e seus melhores amigos, Hermione e Rony, têm muitas diferenças entre si. No entanto, eles conseguem aceitar seus defeitos, enxergar os seus próprios e encontrar as qualidades uns dos outros. Sabem que unidos, são mais fortes: a coragem de Harry, a inteligência de Hermione e o companheirismo de Rony fortalecem o grupo.

FALE QUE É LEGAL CONHECER E ACEITAR AS DIFERENÇAS
Uma das grandes lições de Harry Potter está na aceitação do outro, do diferente. Para a professora Ana Cláudia Munari, no mundo mágico, os bruxos são considerados os indivíduos de maior status. Mas para Harry e seus amigos, todos merecem respeito. Há personagens emblemáticos que sofrem discriminação: Hagrid, filho de uma mulher gigante; duendes, que trabalham para os bruxos em serviços burocráticos; elfos, que são serviçais e sofrem maus-tratos.

"É importante ressaltar que não há maniqueísmo nas histórias de Harry - as pessoas erram e acertam, e não podemos julgá-las por aquilo que achamos que elas devam ser. Devemos dar a chance de conhecê-las", diz Ana.

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/7-ideias-aproveitar-harry-potter-633708.shtml

sexta-feira, julho 15, 2011

Conheça a EXPO BABY WEB E VISITE NOSSO ESTANDE

  OI GALERINHA PASSANDO POR AQUI PARA CONVIDAR VOCÊS QUE AINDA NÃO CONHECEM A VISITAR A EXPO BABY WEB
A PRIMEIRA FEIRA VIRTUAL DO SEGMENTO INFANTIL
 encontre por lá grandes marcas e não esqueça de visitar o nosso estande ok
sim claro nós aqui do blog também estamos por lá



e além disso você ainda pode ganhar um carrinho super moderno do nosso grande parceiro

ninguém pode ficar fora dessa, participem meninas o regulamente está aqui para vocês entenderem a dinâmica da promoção
clique na imagem para ampliar o regulamento
então não perca tempo participe 
  boa sorteeee...