Páginas

segunda-feira, julho 18, 2011

Semana Mundial de Aleitamento Materno ABERTURA OFICIAL BELÉM-PA

Informações sobre importância da amamentação serão divulgadas em evento mundial, promovido no Pará em agosto
Semana Mundial de Aleitamento Materno (entre 01 e 07 de agosto), que traz o tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D".

Os benefícios da amamentação nos primeiros seis meses de vida não são apenas para o bebê. O risco de a mãe desenvolver câncer de mama e de ovário, além de infecções e sangramento, é reduzido com a amamentação. Para ratificar a necessidade do aleitamento materno, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com entidades representativas, instituições de ensino e hospitais, se prepara para desenvolver a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, que ocorrerá de 2 a 5 de agosto.
O alvo são os jovens. Para isso, a semana pretende divulgar as ações por meio das mídias sociais, que têm como tema "Comunique-se! Amamentação: uma experiência em 3D". O titular da Sespa, Hélio Franco, explicou que 3D não significa apenas as três dimensões como nos filmes e programas de televisão. O objetivo é abranger as diversificadas formas de comunicação com o olhar voltado ao processo de amamentação, respeitando os direitos e os jovens.
"A gente tem que falar a mesma língua do jovem para que ele tenha a consciência de seu papel. Muitos estão encarando a primeira gestação. Além disso, queremos fortalecer os vínculos e a afetividade entre mãe e filho", esclareceu a representante da Pastoral da Criança, Telma Ferreira.
O secretário de saúde ressaltou que mitos envolvem o aleitamento materno, como por exemplo a queda do seio e a fina textura do leite. "O leite possui todos os ingredientes necessários ao bebê. Leite é leite. Não existe leite fino e o peito não fica caído por conta da amamentação", afirmou Franco.
Uma pesquisa sobre aleitamento materno feita em todas capitais brasileiras, em 2009, pelo Ministério da Saúde, apontou que 56% das mães amamentaram os bebês nos primeiros seis meses de vida em Belém. A taxa foi a mais alta de todo o Brasil, segundo informou a coordenadora do banco de leite humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Cynara Sousa. "Essa número saltou em dez anos. Em 1999, eram 19%. Hoje estamos com esse número expressivo. Isso significa redução na taxa de mortalidade infantil", completou.
A programação contará com a entrega da placa de "Hospital Amigo da Criança". A homenagem, selecionada com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, será destinada ao hospital Anita Gerosa, em Ananindeua. No Estado, esse é o 11º hospital premiado. Santa Casa, Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Maternidade do Povo e hospitais dos municípios de Bragança, Santarém e Alenquer já conquistaram a homenagem por desenvolverem ações voltadas para o aleitamento materno.
Além de exposições de fotos, exibições de vídeos e visitas nos hospitais, o concurso "Conte sua história de amamentação" vai premiar as melhores redação, fotografia e vídeo que retratem o aleitamento materno. É voltado para as mães que amamentam ou amamentaram. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, de hoje até o dia 30, pelo site http://www.sespa.pa.gov.br, nas unidades básica de saúde do Marco e da Pedreira, na Unidade de Referência Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) ou ainda no Banco de Leite da Santa Casa. A redação vencedora será publicada, na íntegra, em O LIBERAL e no site da Sespa. A fotografia integrará uma exposição e o vídeo vai compor um documentário.

Abaixo, a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Belém.
02/08/2011, de 15 às 19h
Abertura às 15 horas, no auditório da Santa Casa, com apresentação do tema da campanha e de vídeos com 4 relatos de mães.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos". 
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na maternidade Saúde da Criança, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
03/08/2011
Sessões de vídeo sobre amamentação, de 9 às 10 horas, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Almirante Barroso.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", no Espaço Maternar, no mesmo campus, de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", na Clínica do Bebê, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
04/08/2011
Entrega da placa "Hospital Amigo da Criança" ao hospital Anita Gerosa, a partir das 9 horas.
Exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", nas Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), de 8 às 18 horas.
Visita informativa: "Amamentação: Vantagens e Dificuldades", no Hospital Dom Luiz I, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.
05/08/2011
Encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno no cinema Olympia, de 9 às 12 horas, com exposição de fotos: "Amamentação - Fatos e Fotos", de 10 às 22 horas. De forma pararela, acontecerá a visita informativa "Amamentação: Vantagens e Dificuldades" na Maternidade do Povo, entre 08 e 18 horas.
Mozart Lira - Sespa
fonte
http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=542902
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=80397

2 comentários:

  1. Olá... Têm um selinho para você lá no blog...
    Ficarei feliz se aceita-lo...
    Abraços...
    http://meutrabalhominhaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi kerida, passei aki pra te avisar que tem selinhos no meu blog pra vc, bjxxx
    http://esther-faria.blogspot.com

    ResponderExcluir