Páginas

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Coluna- Está em Debate Crianças x TV

E AÍ SEGUIDORES
VAMOS DEBATER
um assunto polêmico hoje no blog
TV versus CRIANÇAS
Vi essa reportagem e resolvi trazer até aqui para refletirmos um pouco vejo só
A Academia Americana de Pediatria (AAP) declarou que não existem programas de televisão educativos para crianças com menos de 2 anos. Isso porque, até essa faixa etária, elas ainda não são capazes de compreender cognitivamente o que está sendo dito – o que faria com que não retessem nenhuma informação. O reforço da diretriz se baseia em pesquisas recentes sobre o assunto. Uma delas, no entanto, mostra uma distância grande entre essa recomendação e o que acontece na prática, ao menos entre os pais norte-americanos. Cerca de 90% dos entrevistados contaram que deixam menores de 2 anos verem TV. E mais da metade desses pais disse que considera a programação educativa importante para os filhos.

Para Quézia Bombonato, psicopedagoga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, “é evidente que a televisão não é o melhor estímulo para uma criança pequena, mas também não dá pra negar que ela oferece, sim, estímulo visual e auditivo importantes para o bebê”. No entanto, o que faz (mesmo!) toda diferença para o desenvolvimento do seu filho é a hora da brincadeira, em que ele monta e desmonta, sente a textura de um brinquedo, rola com você no tapete da sala.

E é justamente essa interação entre pai e filho - o principal estímulo que um bebê pode ter - que a AAP diz que a TV prejudica, por ser nesses momentos que as crianças desenvolvem também sua capacidade linguística. A tese é constatada por uma pesquisa publicada em setembro na revista Psychological Science. Ela mostrou que crianças de 12 a 18 meses que brincam com os pais aprendem mais palavras do que aquelas que assistem a programas para bebês. “Com a TV a criança fica passiva, quando o melhor é que ela explore o espaço, interaja com os pais ou com os seus pares”, explica a especialista.

Apesar disso, afirma Quézia, não é preciso proibir que o seu filho assista àquele programa que ele tanto gosta. Só é preciso ter bom senso e controle nesse tempo. “Meia hora ou uma hora por dia basta”, diz. E na sua casa? As brincadeiras das crianças com você ganham na quantidade de tempo que ficam expostas à tv?
fonte do texto:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI275505-10541,00-ACADEMIA+AMERICANA+DE+PEDIATRIA+RECOMENDA+QUE+CRIANCAS+COM+MENOS+DE+ANOS+NA.html

PARTICULARMENTE
eu concordo em partes
acho que deixar a criança na tv o dia inteiro é errado para qualquer fase da vida dela
afinal ela tem que brincar seja com os pais, com os coleguinhas, com os irmãos
tem sair para um parquinho, para a feira...
porém acho que bons programas ou filmes educativos também são bacanas e auxiliam sim no desenvolvimento da criança
seja memorizando a dança, o nome dos personagens...enfim
e vocês o que acham?

3 comentários:

  1. Oi..
    Eu acho que de facto nao se deve proibir a criança da tv, nem tv da criança...
    Acho que ver um pouco durante o dia nao faz mal nenhum, mesmo que eles nao percebam, gostam sempre de ver as cores e os bonecos e para mim isso estimula-os sim e chamam sua atençao...
    Todo o dia e' claro que nao...
    E sim e' preciso sair com eles, brincar, ler para eles, dar coisas para eles experimentarem, ou seja um pouco da sua ideia.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. FLORZINHA,AMEI O TEMA ...
    ESTOU REFLETINDO ,MAS MINHAS FILHAS ASSISTEM E ACHO BOM...CRIATIVO.SÓ QUE PROCURO INTERCALAR BEM A PROGRAMAÇÃO DE BRINCADEIRAS FORA DE CASA COM BRINQUEDOS E TV.
    PARABÉNS SEU BLOG ESTA LINDINHO DE CARA NOVA....
    BJIM CACÁ

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor, obrigada pela visitinha no meu cantinho!!

    Eu acho tbm que deve sim assistir tv mais tudo tem limites, vc não deixar a crianças horas na afrente da tv né!! um pouco de outro programas como vc disse, parquinho, brincadeiras entre outras tbm faz parte da formação do caráter de cada criança!!

    beijos

    ResponderExcluir