quarta-feira, dezembro 21, 2011

Coluna- Está em Debate Crianças x TV

E AÍ SEGUIDORES
VAMOS DEBATER
um assunto polêmico hoje no blog
TV versus CRIANÇAS
Vi essa reportagem e resolvi trazer até aqui para refletirmos um pouco vejo só
A Academia Americana de Pediatria (AAP) declarou que não existem programas de televisão educativos para crianças com menos de 2 anos. Isso porque, até essa faixa etária, elas ainda não são capazes de compreender cognitivamente o que está sendo dito – o que faria com que não retessem nenhuma informação. O reforço da diretriz se baseia em pesquisas recentes sobre o assunto. Uma delas, no entanto, mostra uma distância grande entre essa recomendação e o que acontece na prática, ao menos entre os pais norte-americanos. Cerca de 90% dos entrevistados contaram que deixam menores de 2 anos verem TV. E mais da metade desses pais disse que considera a programação educativa importante para os filhos.

Para Quézia Bombonato, psicopedagoga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, “é evidente que a televisão não é o melhor estímulo para uma criança pequena, mas também não dá pra negar que ela oferece, sim, estímulo visual e auditivo importantes para o bebê”. No entanto, o que faz (mesmo!) toda diferença para o desenvolvimento do seu filho é a hora da brincadeira, em que ele monta e desmonta, sente a textura de um brinquedo, rola com você no tapete da sala.

E é justamente essa interação entre pai e filho - o principal estímulo que um bebê pode ter - que a AAP diz que a TV prejudica, por ser nesses momentos que as crianças desenvolvem também sua capacidade linguística. A tese é constatada por uma pesquisa publicada em setembro na revista Psychological Science. Ela mostrou que crianças de 12 a 18 meses que brincam com os pais aprendem mais palavras do que aquelas que assistem a programas para bebês. “Com a TV a criança fica passiva, quando o melhor é que ela explore o espaço, interaja com os pais ou com os seus pares”, explica a especialista.

Apesar disso, afirma Quézia, não é preciso proibir que o seu filho assista àquele programa que ele tanto gosta. Só é preciso ter bom senso e controle nesse tempo. “Meia hora ou uma hora por dia basta”, diz. E na sua casa? As brincadeiras das crianças com você ganham na quantidade de tempo que ficam expostas à tv?
fonte do texto:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI275505-10541,00-ACADEMIA+AMERICANA+DE+PEDIATRIA+RECOMENDA+QUE+CRIANCAS+COM+MENOS+DE+ANOS+NA.html

PARTICULARMENTE
eu concordo em partes
acho que deixar a criança na tv o dia inteiro é errado para qualquer fase da vida dela
afinal ela tem que brincar seja com os pais, com os coleguinhas, com os irmãos
tem sair para um parquinho, para a feira...
porém acho que bons programas ou filmes educativos também são bacanas e auxiliam sim no desenvolvimento da criança
seja memorizando a dança, o nome dos personagens...enfim
e vocês o que acham?