segunda-feira, julho 11, 2011

Tire suas dúvidas sobre alimentação do seu bebê

hoje garimpando pela net encontrei essa super entrevista feita pela mamães modernex  com a Dra. Débora Rosa sobre alimentação
super bacana tenho certeza que vai tirar as suas dúvidas também ,por isso resolvi posta-la dando no final os devidos créditos óbvioooooooooo 
acompanhe...

A alimentação saudável do bebê desde os primeiros dias de vida é de extrema importância para os pais. Temos que ficar atentos quanto ao que a criança come, pois bons hábitos alimentares na infância fazem com que se tornem adultos mais saudáveis.
Por isso, entrevistamos a nutricionista Débora Rosa, dona do centro de nutrição materno-infantil Nutriterapia. Ela tira dúvidas das Mamães Modernex sobre a alimentação nessa fase dos pequenos:
Mamãe modernex: Qual a idade certa para o bebê começar a ingerir alimentos sólidos?
Débora: A alimentação complementar deve ser inserida na rotina da criança a partir do sexto mês de vida. Em caso de aleitamento misto (leite materno e fórmula infantil de partida) a introdução de alguns alimentos, como sucos e frutas, poderá ser iniciada a partir do quarto mês.
Mamãe modernex: É saudável a criança mamar até os seis meses de idade, certo? Sendo assim, após essa idade posso substituir as mamadas pela papinha? Ou se eu optar por dar de mamar e alimentar com papinhas ao mesmo tempo, como devo proceder?
 Débora: Como o próprio nome diz, a alimentação complementar serve para complementar o leite materno que já não é mais suficiente para oferecer sozinho todos os nutrientes necessários para a criança crescer e se desenvolver de forma adequada. As refeições devem ser introduzidas de forma lenta e gradual e devem entrar no lugar de uma mamada de cada vez. O ideal é começar oferecendo sucos de frutas claras no lugar da mamada do meio da manhã e a partir do sétimo mês, substituir a mamada do meio do dia pela primeira refeição salgada da criança.
Mamãe modernex: O bebê pode tomar suco de fruta natural todos os dias?
Débora: Sim, os sucos de frutas naturais são grandes aliados na alimentação infantil. Eles fornecem boas doses de vitaminas, minerais e calorias, porém não devem ser oferecidos durante a amamentação exclusiva nem substituir refeições. O dia alimentar da criança deve ser divido em aproximadamente seis refeições e cada refeição deve ser composta por grupos alimentares específicos, como lácteos, carboidratos, frutas, verduras etc.
Mamãe modernex: Bebês podem comer bolachas doces/salgadas?
Débora: As bolachas são preparados a base de açúcar e farinha de trigo, ambos refinados, gordura vegetal hidrogenada e sal. Possuem alto valor energético (aproximadamente 400 kcal/100g) e pobre teor nutricional. Os biscoitos possuem boa aceitação por parte das crianças, mas estão longe de serem considerados alimentos completos ou uma boa opção para a hora da fome. O ideal para a hora do lanche é oferecer frutas secas, como bananinha ou ameixa por exemplo, biscoitos integrais e frutas frescas, claro!
Mamãe modernex: Com que frequência posso oferecer doces para a criança, como balas de goma, chocolates?
Débora: Os doces devem ser evitados na infância e só devem ser oferecidos, preferencialmente, após os 24 meses de vida. Quando a criança tem contato com esses alimentos muito cedo, (antes dos 2 anos de idade) tem maior dificuldade para provar e tolerar sabores ácidos, salgados e amargos.
Mamãe modernex: Crianças podem comer fast food?
Débora: Fast food são alimentos ricos em calorias e gorduras, pobres em proteínas e vitaminas. Esses alimentos são classificados como alimentos vazios por não ofereceram nutrientes úteis ao organismo, portanto esses devem passar longe do cardápio das crianças.
Mamãe modernex: Macarrão instantâneo faz mal para a criança?
Débora: Macarrão instantâneo é um alimento pobre em nutrientes, fibras e vitaminas e rico em sódio e gorduras, portanto deve ser evitado ao máximo a oferta desse tipo de alimento.
Mamãe modernex: Quando o bebê pode comer frutos do mar, e peixes?
Débora: O bebê pode começar a consumir pescados a partir da introdução da refeição salgada na alimentação complementar, ou seja, a partir dos 7 ou 8 meses de vida. Nesse momento, a criança já estará preparada para receber alimentos ricos em proteínas animais. Além disso, peixes são alimentos ricos em ácidos graxos essenciais e outros minerais importantes como zinco, e possuem grande importância no desenvolvimento infantil.
Mamãe modernex: Os bebês podem tomar iogurtes e leite fermentado? Com que idade é ideal introduzir na alimentação?
Débora: Como dito anteriormente, alimentos industrializados e ricos em açúcar devem ser evitados até que ela seja exposta a maior parte dos alimentos disponíveis e consumidos habitualmente pela família. Estes produtos têm uma série de corantes e adoçantes artificiais e estes compostos podem causar reações alérgicas quando introduzidos precocemente e causar interferência na aceitação dos demais alimentos.
Mamãe modernex: A mamãe @ellenpaes pergunta:
Minha filha vai começar a comer e gostaria de saber se podemos congelar as papinhas naturais e ir tirando na hora de comer. Preciso de alguma alternativa, pois sou sozinha cuidando de tudo e fazer duas comidas, pra mim e pra ela vai ser complicado.
Débora: É claro que é sempre preferível oferecer os alimentos frescos e preparados pouco antes da oferta, pois durante o processo de cozimento e congelamento de alimentos in natura acontecem inúmeras perdas de vitaminas e minerais, porém o mundo moderno necessita de algumas atitudes práticas e rápidas como o congelamento de papas.
O congelamento é um método de conservação muito eficaz, porém deve ser feito de forma correta e segura, respeitando todos os requisitos e exigências para um congelamento adequado.
Procure congelar alimentos e papas diferentes para evitar a monotonia alimentar. Evite o cozimento de um único sabor de papa e a oferta consecutiva da mesma preparação, Diversifiquein natura: http://bit.ly/gvMt4H
Serviços:
A NutriTerapia é uma prestadora de serviços na área de nutrição materno infantil, familiar e escolar oferece assistência, acompanhamento e educação nutricional em diferentes fases da vida da mulher, da criança, da família e da escola.
NutriTerapia
Av. Prof. Alfonso Bovero, 1057 sala 73 – Perdizes – São Paulo / SP
NutriTerapia
Av. Prof. Alfonso Bovero, 1057 sala 73 – Perdizes – São Paulo / SP
(11) 3676-0416
http://nutriterapia.com.br/
@nutriterapia
deborarosa@espacoene.com.br

que entrevista esclarecedora viu...adorei e voce
se quiser conferir a entrevista a fonte original do texto acima é de
http://www.dermodex.com.br/blog/?tag=alimentacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário