terça-feira, fevereiro 22, 2011

uma TOXOPLASMOSE em minha vida

"Fiquei gravida do meu namorado, hoje meu marido, aos 23 anos e confesso que não entendia nada de bebês. Nunca tinha pego uma no colo e a gravidez caiu como uma bomba na MINHA vida. Eu morava em outra cidade onde fui fazer faculdade, longe da minha familia, estava no último ano e confesso que minha única preocupação era meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).,  pra piorar meu namorado foi demitido do trabalho. Por ser estagiária tinha grana curta e não podia pagar um plano de saude, acabei fazendo meu pré natal em uma clinica “meia boca” que cobrava consultas a 10 reais, ja viu né, o medico so olhava pra cara da gente media a barriga e mandava fazer hemograma, exames de fezes e urina…
Dos exames obrigatorios, lembro como se fosse hoje, ele pediu rubeola, sifilis, aids e tipagem sanguinea e uma ultrassom para ver idade gestacional. Isso por volta dos tres meses. Nessa epoca lembro que teve um surto de dengue e eu adoeci achava que estava com dengue pois tive uma baixa de resistencia muito grande e perdi 5 kg em uma semana.  Voltei no medico e ele no seu achismo disse “voce deve ter tido dengue e isso baixou seu sistema imunologico”, me passou um coquetel de vitaminas que tomava diariamente na veia ate me restabelecer.
“MAL SABIA EU QUE TINHA SIDO INFECTADA POR TOXOPLASMOSE”. Me recuperei e a gravidez foi transcorrendo cheia de altos e baixos, recaídas, sangramentos, infecções urinárias. Minha cesariana estava marcada para o dia 26 de janeiro de 2000, dia 06 de janeiro meu filho nasceu prematuro. Meu filho era o menor bebe do berçario, chorava o tempo inteiro, mas para mim aquilo era normal coisa de bebÊ mesmo. Fomos avaliados e recebemos alta, chegamos em casa e a noite voltamos correndo para o hospital – Rodrigo estava com 40º de febre.

Chegando lá vi a cara da médica ao olhar para meu filho, e o semblante dela me assustou, ela foi ate uma outra sala e de lá veio outra médica, olharam o rodrigo e disseram, precisamos interna-lo de urgência. Comecei a me sentir mae no momento que vi aquele ser tão pequeninho cheio de agulhinhas na cabeça recebendo soro e medicação – foram as únicas veias que encontraram para furar. No hospital descobrimos que ele estava se medicando porque havia passado por uma infecção neonatal grave devido a sua baixa imunidade. Fizeram uma bateria de exames para tentar descobrir o que estava causando a febre. Nesse momento o amor pela vida do Rodrigo falou mais alto e todos se uniram para custear as despesas do hospital.Nesses 9 dias de internação a busca por algo que justificasse aquele quadro tão grave era constante, ate o dia em que em meio a uma febre de 41 º graus chamaram um neurologista para acompanhar um exame de meningite q felizmente deu negativo, porem o médico alertou, saindo daqui corra para avalialo com um profissional neuropediatra, pois seu filho pelo que pude observar tem microcefalia, precisam saber as causas e consequências disso



Ao sairmos do hospital fomos em buscar do neuro que nos confirmou o quadro de microcefalia e disse que íamos ter que correr contra o tempo pois precisaríamos ajuda-lo pois algumas sequelas dessa condição eram reversíveis ou atenuadas com tratamento,porem rodrigo ainda era muito bebe e alguns exames ainda nao poderiam ser feitos.

Na epoca não tínhamos plano e esperamos quase 3 meses para realizar uma Tomografia onde  medica podia avaliar o quadro neurológico dele, o resultado so confirmou as suspeitas, quadro de microcefalia e calcificações em todo parênquima cerebral. 

A médica nos olha e diz: a situação é o seu filho pode andar ou não, pode falar ou nao, pode ser deficiente intelectual ou não, só o tempo dirá
nesse momento eu senti como se o tempo estivesse brincando de roleta russa comigo, cada fase da vida dele era como se a arma disparasse, e eu ali a merce do tempo e da sorte

enquanto isso quem era o rodrigo?
o rodrigo era um bebe lindo <3 mas era um bebe chorão, agitado, introspectivo, que não mudava muito sua fisionomia facial, que era magrinho demais, tinha muita colicas, alergias alimentares agudas

e o que eu fiz durante esse tempo?
corri, corri contra o tempo, consegui concluir minha faculdade, mas nao consegui trabalhar na area pois as terapias do Rodrigo era umas pela manha outras a tarde em dias alternados, ninguem conseguiria trabalhar com essas condições, mas era por uma boa causa, pois as terapias ajudaram muito meu filho, ele passou pela URE da 14 de março e depois foi para a Apae

E chegou a fase de andar e ele demorou mais mesmo de forma errada, caindo, tropeçando nas proprias pernas por causada coordenação motora prejudicada, mas ele andou
E chegou a fase de falar demorou mas ele falou

e nisso minhas esperanças iam aumentando, eu acreditava fielmente que meu Deus todo poderoso tinha cuidado do meu filho

E chegou a fase da escola da alfabetização, foi ai que o revolver da roleta russa disparou, o momento que eu tive que ficar de frente com a verdade chegou
as dificuldades nas primeiras salas de aula foram ficando muito evidentes, rodrigo era disperso, nao se concentrava, vivia de castigo, na cadeira da tolice, destraido, era o famoso levado da sala

muitas escolas, não foram poucas, sentaram comigo e disseram, não podemos ficar com seu filho, nao sabemos como prender atenção dele, foi ai que conversando com a neuro dele, ela me faz uma sugestao: vamos coloca-lo em uma escolinha de bairro, onde a sala tenha poucos alunos e vamos observar, e fiz, alguns meses depois a "tia"dele me chama e diz: mãe o rodrigo não é hiper ativo, na verdade ele nao consegui aprender, ele não retem informação, ele precisa de ajuda
era exatamente isso que a neuro do rodrigo precisava ouvir, ela disse : eu fechei o diagnostico do rodrigo, mas preciso de dois exames para comprovar o que eu estou falando, quero um avidez para toxoplasmose em voce e nele e quero um psicodignostico nele

Enfim veio o diagnostico de positivo para toxoplasmose no Rodrigo, fizeram entao o de avidez em mim e finalmente a certeza: eu havia contaminado meu filho com toxoplasmose. Me senti impotente diante daquela situação. A medica disse que eu nao podia me sentir tão culpada, que o Rodrigo havia sido vitima de uma sequencia de erros, da nossa inexperiência e principalmente da negligencia do meu obstetra, que agora eu tinha que olhar para frente porque ele iria precisar de mim, que o Rodrigo foi uma criança de muita sorte, pois a toxo é um protozoario que mata, e quando não, trás sequelas crueis para o bebe
Felizmente a cicatriz no olho direito do meu filho não atingiu a retina, as multiplas calcificações cerebrais que ele tem ate hoje não trouxeram nenhuma convulsão 


Faltava agora o psicodiagnostico para apontar a gravidade da deficiencia dele e quais as areas afetadas,mas uma vez fizemos do possivel ao impossivel e conseguimos o que na epoca custou quase mil reais p fazermos esses testes, eu na ânsia e esperança que esse seria mais uma etapa que eu iria superar com exito, foi ai que cai a bomba nas nossas mãos

o médico diz: Seu filho é deficiente mental, com perda importante da area cognitiva, e atraso considerado no desenvolvimento cronologico, seu filho não possui condiçoes de aprender a ler nem escrever, a area abstrada que é a construção das ideias também, portanto será sempre uma pessoa tipo "cabeça na lua" "fora da casinha" "alienado"...na hora eu pensei "meu deus como pode uma criança linda, perfeita, que venceu tudo ate agora, ser tombado por isso, a cabeça do meu filho não funciona é isso? meu filho sera para sempre um analfabeto? meu Deus para ser gari precisa ter ensino fundamental, tem que saber ler, e agora meu Deus o que sera dele?"

Meu mundo não caiu não... ELE DESABOU
perdi meu chão,minhas crenças, minhas convicções... MINHA FÉ

eu pisei na minha fé, eu esmaguei, eu questionei o meu Pai "Senhor o que eu ti fiz para merecer isso???"
simmmmmm!!!! porque um pai sempre se culpa pelo fracasso de um filho, nao tem jeito
e aquele era meu filho
eu feri a deus eu fiz suas chagas sangrarem, mas Deus em seu amor incondicional por mim, me perdoou  me carregou no colo, pq ele reconheceu a minha dor, e eu passei por aqueles terriveis primeiros meses apos o fechamento do diagnostico do meu filho

e eu me fortaleci, e decidi continuar lutando, porque Deus era o médico dos médicos, e se ele tinha curado o meu filho de todas as outras sequelas ele ia cuidar dessa também

e eu coloquei meu filho na melhor escola de belém especializada em crianças portadoras de necessidades especiais, sem condiçoes financeiras para isso, mas coloquei, nao parei nem para pensar no que isso iria se transformar mais tarde, para mim era o que deveria ser feito, e fizemos

e ao contrario de todas as previsões rodrigo começa a reconhecer depois de 1 ano na escola as primeiras vogais, ele já com quase 9 anos, e com isso pode participar da festinha do ABC recebeu seu diploma sob condição especial de curriculo adaptado mas recebeu, e choramos muito de alegria, de emoção

conseguimos mante-lo nessa escola por mais dois anos, e nesse periodo ele aprendeu por memoria fotografica, assinar seus dois primeiros nomes isso já com 11 anos, e era nosso maior orgulho

nesse periodo nasce brenda nossa segunda filha,
a historia de brenda é linda pois ela é um segundo sinal da presença de Deus em minha vida, é perfeita sadia, inteligente veio de uma gravidez tranquila
mas por algo maravilhoso eu sei que ela é um anjo enviado por Deus para cuidar do meu filho quando nos não estivermos mais aqui (eu e meu marido), mas sobre ela eu falo depois para vcs ok

e com a chegada de brendinha a situação financeira começou a ficar insustentável  e tivemos q tira-lo dessa escola, adoeci, noites sem dormir,mas nao tinhamos mais como mante-lo lá, as contas estavam atrasadas, muitos juros multas... não tivemos outra saida
porem uma boa escola nos acolheu, mas eles não possuem a experiencia para trabalhar com crianças com o problema do rodrigo como a outra escola tinha, agradeço demais por eles terem acolhido meu filho, sei que se doam para essas crianças que chegam com necessidades diferenciadas dos demais alunos,tudo que pode ser feito é feito, mas acredito que a metodologia usada pela primeira escola facilitava de alguma forma que o rodrigo conseguisse realizar alguns avanços


mas infelizmente no momento estamos sem saida, e o que é pior, rodrigo precisa urgente urgente de um psicopedagogo fazendo a terapia dele mas o plano nao cobre :( precisa de uma professora particular, mas nos nao temos como pagar, precisa praticar algum tipo de esporte para poder trabalhar a corrdenação motora e a seguir comando e instruçoes mas nos nao temos como pagar


é frustante 
é pesado
você quer fazer pelo seu futuro e nao poder
você imaginar o futuro do seu filho e temer 
temer eu tenho pesadelos constantes
toda hora me pergunto: o que vai ser do meu filho? eu não tenho o que deixar para ele

eu sei que essa historia não acabou, minha luta não acabou, eu não vou desistir, porque mais forte é quem me criou

eu acredito que um dia ainda irei reeditar esse post e vou escrever um lindo final para ele
EU CREIO


RESUMINDO:
.
HA 13 ANOS APRENDI A SER MÃE, E HOJE SOU EXCLUSIVAMENTE MÃE, deixei de ser aquela patricinha para ser a mãe do Rodrigo, aquela que não tem mais tempo de ir a salão porque tem que levar o filho para terapia, aquela que não tem mais o sapato da moda porque tem que pagar escola cara para o filho… mas mesmo assim confesso HOJE SOU MUITO MAIS FELIZ!!!










MAS O QUE É A TOXOPLASMOSE

Toxoplasmose é uma doença infecciosa de características muito variáveis. Também conhecida como doença do gato, pode ter implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gravidez.
Em muitos casos, os sintomas da toxoplasmose podem não se manifestar ou serem confundidos com os de uma gripe e a pessoa nem fica sabendo que se infectou. Noutros, os sintomas incluem febre diária, gânglios intumescidos e espalhados pelo corpo, mas a doença regride em algumas semanas, embora possa voltar se houver queda de resistência porque o Toxoplasma gondii não é eliminado do organismo.
No entanto, se a imunidade estiver realmente comprometida, como ocorre nos pacientes com AIDS, por exemplo, há um tipo grave de toxoplasmose, a neurotoxoplasmose, que pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada adequada e precocemente
fonte -http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/1103/toxoplasmose

Se a infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.
As mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, não ingerir água de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com água, ferver freqüentemente e nunca tocá-las por mãos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, ração, água fervida ou filtrada, não lhes permitir caçar animais também reduz o risco e nunca alimentá-los com carne crua ou mal passada.
(Fonte: Wikipédia)

dicas minha:
-peça exames periodicos de toxoplasmose durante sua gravidez inclusive se vc for portador da doença passada, no inicio da gravidez exija o de avidez para saber se tres meses antes da gestação você esteve com a doença ativa, pois isso também pode trazer riscos ao bebe
-em caso de infecção procure imediatamente um bom infectologista
-nunca deixe de tomar os medicamentos na quantidade indicada pelo profissional de saúde, eles são fundamentais para salvar a vida dos seus filhos e a sua também
-em caso de infecção procure um oculista para fazer um exame de fundoscopia para saber se o protozoario atingiu sua visão
- cuidado com verduras,  carnes mal cozidas, urina e fezes de gatos.
-leia se informe sempre hoje felizmente novas drogas estão sendo lançadas com eficiencia no tratamento da toxoplasmose