sexta-feira, agosto 05, 2011

ENCERRAMENTO DA SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO(MINHA PARTICIPAÇÃO)

Com uma programação que reuniu exposição de fotos, exibição de filmes e depoimentos de mães em fase de amamentação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) encerrou, nesta sexta-feira, 5, no Espaço Municipal Cinema Olympia, em Belém, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema deste ano, “Amamentação em 3D”,  associou as redes sociais na disseminação de informações como parte essencial na proteção, promoção e apoio ao leite materno.

A Semana de Aleitamento Materno realizada pela Sespa envolveu um concurso, em que as participantes puderam enviar textos, fotos e vídeos relatando histórias pessoais associando a importância da amamentação com o desenvolvimento da criança.

A primeira classificada do certame, a blogueira Vanessa Azevedo, com a filha Brenda, de um ano, recebeu o certificado das mãos do secretário de Estado de Saúde, Helio Franco. Na ocasião, relatou na redação publicada em jornais de Belém as dificuldades que encontrou há 11 anos, quando engravidou pela primeira vez e não pode amamentar o primeiro filho.


 “Isso foi um estímulo para que pudesse ficar mais esclarecida na segunda gravidez. Graças a Deus Brenda foi amamentada e não caí nessa conversa de leite fraco. Geralmente a família acha que toda mãe tem esse problema, mas fui resistente e até hoje dou peito pra Brenda. Ela tem só um ano, mas aparenta ter, pelo menos,  uns seis meses a mais”.
Destacada pra dar palestras durante a Semana de Aleitamento em Belém, a consultora em Pediatria do Ministério da Saúde (MS), Keiko Teruya, diz que apesar do aleitamento materno ser um ato natural, é preciso que a mulher receba apoio de todos. “As mulheres não são orientadas sobre como viabilizar a amamentação e não conhecem os seus direitos. Por isso param de amamentar quando voltam a trabalhar”, diz a médica.
Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no País ter aumentado um mês e meio, de 1999 a 2008, o Brasil ainda está em um patamar baixo. “A Organização Mundial de Saúde considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de 6 meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de 41%.

A cerimônia de encerramento da Semana de Aleitamento também contou com a exibição de um filme produzido a partir de fotos e vídeos das mães que participaram do concurso promovido pela Sespa, que incluiu ainda exibição de páginas da internet em que o leite materno está sempre em evidência. No hall de entrada do Cinema Olympia foi montado um mural de fotos de mães que frequentam o Espaço Ishtar, organização que é empenhada na campanha permamente pelo aleitamento
.
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=81556#

minha opnião pessoal agora: gente o evento foi muito bacana, muitas mamães, muitas crianças, profissionais da área de saúde, corpo de bombeiros, cobertura da mídia impressa, o local foi no cine olímpia a organização estava impecável
o que mais me chamou a atenção foram as mães índias e seus filhos pendurados a seus improvisados e tradicionais slings todos pintadinhos e mamando "uma cena lindaaaaaaa"
recebi meu certificado fui muito elogiada e fiz um breve discurso falando da minha redação onde conto minha história de fracasso e sucessos com a amamentação, provando que os obstáculos devem ser ultrapassados e vencidos em nome de um bem maior
o vídeo que eles apresentaram ficou lindo assim que estiver disponível postarei aqui para vocês com fotos e relatos de mamães que amamentam seus bebes, eu estou lá também
A Brenda foi um show a parte  ACHARAM ELA LINDA (NOVIDADE!!!) kkkkkkkkkk toda faceira batia palmas para tudo que via e também queria falar no microfne, sem falar no RODRIGO que não foi ao evento porque estava na escola mas levou o jornal que saímos ontem para mostrar aos coleguinhas esperando que alguém peça autografo já foi preparado com papel e caneta kkkkkk
enfim gente foi isso...

QUERO DESDE JÁ AGRADECER O CARINHO E OS PARABÉNS QUE RECEBI AQUI NO BLOG E NAS REDES SOCIAIS PELA CONQUISTA

E É ISSO AÍ GENTE CONTINUEM DIVULGANDO  A AMAMENTAÇÃO

3 comentários:

  1. que linda amiga , você merece tudo de bom e do melhorrr ... tá chique agora heein rs ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Não poderia deixar de dar os meus PARABÉNS, tb!
    Hj, aos 50 anos, estou longe dessas coisas todas: gravidez, sexo do bebê, parto, amamentação e etc.
    Mas trabalhei mais de 10 anos com um ginecologista/obstetra q fazia parto de cócoras e era a favor do aleitamento materno. Dessa forma, amamentei meu filho mais velho até 1 ano e 2 meses. Não foi nada fácil no início, mas persisti e consegui. Já a caçula, tive pneumonia e fui internada. Aí não consegui.
    A amamentação é uma experiência incrível!
    Bjosss

    www.rimariano.blogspot.com - Meus escritos

    ResponderExcluir
  3. Prezada amiga
    Hoje vim lhe agradecer pela sua linda e carinhosa presença lá no meu cantinho, através de um simples selinho, 300 seguidores , feito com muito carinho.
    Agradeço-lhe de todo o coração!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir