sexta-feira, setembro 16, 2011

GRÁVIDAS E VIAGEM DE AVIÃO

Mas será que voar realmente apresenta risco à gravidez? Em depoimento à Vila Equilíbrio, a Dra. Daniella Castellotti, ginecologista da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, esclarece o mito: grávidas x avião. Ao contrário do que muitos pensam, não há evidências de que voar pode antecipar o trabalho de parto. “A princípio, não há problemas em viajar grávida, desde que a gravidez não seja considerada de risco. O recomendado é viajar até o oitavo mês. Depois disso, deve-se evitar”, afirma a especialista
A pressurização da cabine não faz mal ao meu bebê?
Não há evidências.
Embora viajar de avião não apresente riscos para a maioria das grávidas, alguns cuidados devem ser tomados. As mulheres que têm diabetes mal controlada, pressão alta ou síndrome da célula falciforme, por exemplo, não devem voar.
A ginecologista recomenda que as mulheres tomem água durante o vôo, caminhem pelo avião e usem meias elásticas em viagens com duração maior que duas horas. “A gravidez é propícia ao aparecimento da trombose e no avião os riscos são maiores”, conta Daniella.
Quaisquer planos de voar devem ser sempre discutidos com o obstetra. As companhias aéreas são zelosas com as grávidas e pedem uma autorização médica para liberar seu embarque.

Fonte - MBPress