Esta é, sem dúvida, a melhor fase da gravidez. Os enjôos passaram, você tem mais disposição, seu corpo está mais acostumado às alterações hormonais e, principalmente, você já parece grávida e consegue exibir sua barriguinha por aí. Tome cuidado para não exagerar no apetite. Embora neste período você deva engordar bem mais que no primeiro trimestre, até porque o bebê também cresce bastante, fique de olho nos excessos. A dica é a mesma de sempre: fazer refeições saudáveis e equilibradas, não exagerar nos doces, frituras e gorduras. Nesta fase, se tudo estiver correndo bem com a sua gravidez, é provável que o ginecologista e obstetra permita que você faça exercícios: hidroginástica, ioga, caminhadas. Converse com ele sobre o assunto ou sobre outras alternativas que sejam mais do seu interesse. A massagem drenagem linfática ajuda a evitar inchaços no final da gravidez. Discuta com o seu médico essa possibilidade. Se você tiver prisão de ventre, é devido aos órgãos da mãe ficarem comprimidos com o aumento do útero. Insônia também é um problema que afeta algumas grávidas nesta fase. Você também pode sentir sua barriga ficar dura. São contrações e é normal que elas ocorram. Você só deve se preocupar se ficarem muito doloridas, freqüentes e vierem acompanhadas de sangramento
Este trimestre é o melhor período também para começar a fazer o enxoval e para pensar na nova organização da casa. Você vai transformar o escritório no quarto do bebê? Precisa fazer alguma pequena reforma? Você também vai precisar de roupas de grávida. A dica é comprar algumas (poucas) peças básicas que possam ser combinadas. Invista em acessórios que fazem a diferença e abandone os saltos altos e finos. É hora também de organizar uma lista com tudo o que vai precisar para o bebê. Assim você pode começar a pesquisar ospreços, as lojas e ter uma idéia mais precisa de custo. Hospitais e maternidades oferecem cursos para gestante que ensinam os cuidados básicos de um bebê (como dar banho, trocar a fralda, cuidar do umbigo) a pais e mães de primeira viagem. A melhor época para fazer um desses cursos é lá pelo sexto mês de gestação. Informe-se a respeito com o seu ginecologista e com a maternidade na qual pretende fazer o parto. Entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez, você deve fazer a ultra-sonografia morfológica, que vai checar o desenvolvimento do seu filho de forma detalhada (é verificado a anatomia do feto, inclusive o desenvolvimento do cérebro e do crânio, o coração, a cavidade peitoral, o diafragma, o estômago, a cavidade abdominal, a bexiga, os braços, as pernas e a coluna vertebral). Uma outra informação importantíssima que esse exame pode trazer (embora nem sempre seja possível ver) é o sexo do seu filho. A partir de agora, as discussões sobre o nome do bebê ficam mais freqüentes e a sua relação com a gravidez também. Você pode começar a organizar o chá-de-bebê, que deve acontecer entre o sexto e o sétimo mês de gravidez. Se você já ganhou muitos presentes, verifique o que falta antes de fazer os convites e chamar as amigas, para evitar trocas desnecessárias depois. Está na hora de escolher a decoração do quarto do bebê: o berço, a cômoda, a cortina, os protetores de berço, o trocador. E também de começar a pensar na organização da casa depois que seu filho nascer, principalmente no primeiro mês. O básico é saber se você vai ter ajuda de alguém (sua mãe, uma empregada) ou se vai fazer tudo sozinha. Nesse caso, talvez seja melhor preparar alimentos e deixar congelados, por exemplo. Quanto mais organizada sua casa estiver, menos você vai se preocupar com ela quando seu filho nascer.
ue o que falta antes de fazer os convites e chamar as amigas, para evitar trocas desnecessárias depois. Está na hora de escolher a decoração do quarto do bebê: o berço, a cômoda, a cortina, os protetores de berço, o trocador. E também de começar a pensar na organização da casa depois que seu filho nascer, principalmente no primeiro mês. O básico é saber se você vai ter ajuda de alguém (sua mãe, uma empregada) ou se vai fazer tudo sozinha. Nesse caso, talvez seja melhor preparar alimentos e deixar congelados, por exemplo. Quanto mais organizada sua casa estiver, menos você vai se preocupar com ela quando seu filho nascer. O que acontece com o seu bebê. No final do sexto mês de gravidez, o feto tem cerca de 30 centímetros e pesa por volta de 800 gramas. É importante que você converse com o seu bebê, pois ele já é capaz de ouvir a sua voz. Ele gosta de chupar o dedo, já pode segurar o pé e fechar a mão. As pálpebras começam a se abrir e o seu bebê já está ficando mais gordinho.
http://www.hipoglos.com.br/gravidez--trimestre-2.php
Vanessa, a postagem para mim foi muito interessante. Vou ser avó de novo. Tenho dois netos, agora vem o terceiro, meu filho acabou de me ligar para me falar do resultado do exame que a minha nora fez. Estou muito feliz, ser avó para mim, foi um presente de Deus. Beijos.
ResponderExcluirOi Vanessa, passei por aqui e fiquei.. rs Parabens pelo cantinho! Bjinhos Lili do Lanzinho
ResponderExcluir